Boi

Na contramão do país, MT exportou mais carne bovina em outubro

No acumulado de 2020, o estado também ostenta um crescimento mais significativo do que a média do país; resposta rápida em meio ao aumento de demanda fez diferença

carne, carne bovina, boi gordo, pecuária, proteína
Foto: Pixabay

A exportação brasileira de carne bovina caiu 4% em outubro de 2020, se comparado ao volume embarcado no mesmo mês de 2019. Porém, no mesmo comparativo, Mato Grosso vendeu 4,2% mais ao exterior, totalizando 47,95 mil toneladas. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior.

Trata-se do segundo melhor desempenho do ano, perdendo apenas para julho, quando foram exportadas 49,08 mil toneladas. Além disso, com o bom desempenho, o estado respondeu por 25,29% dos embarques nacionais dessa proteína.

“Mato Grosso é um mercado com produção suficiente para atender a demanda internacional, mesmo com todo o impacto gerado pela pandemia da Covid-19. Os frigoríficos se adaptaram rapidamente e mostraram capacidade de entregar um produto de alta qualidade, seguro e em volume necessário pelos mercados internacionais”, diz Bruno de Jesus Andrade, diretor de Operações do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac).

Acumulado de 2020

De janeiro a outubro, o volume exportado por Mato Grosso totalizou 403,93 mil toneladas, alta de 20,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual também é superior ao crescimento de 9% registrado nas vendas do país.

China e Hong Kong compraram 224,83 mil toneladas do estado, aumento de 123,8% em relação a 2019. Os russos importaram 19,95 mil toneladas, crescimento de 137,7%.

‘Produção diferenciada’

Segundo o diretor do Imac, o principal diferencial da carne de Mato Grosso é a sustentabilidade. “Já somos grandes players do mercado e a tendência é de ampliação da produção com ganhos ambientais – um ativo importante para vários países interessados na nossa carne”, diz.

Mato Grosso é o estado com maior rebanho bovino do País: dados do Imea apontam para 30,98 milhões de cabeças em maio de 2020. É também o maior produtor de carne do Brasil. No primeiro semestre deste ano, 644,78 mil toneladas de carne bovina foram produzidas no estado.

“Mês a mês se firma a tendência de crescimento nos abates de animais mais jovens – o que, em outras palavras, significa maior uso de tecnologia, menor tempo de produção e sem abertura de novas áreas de produção”.