Boi

Polícia Civil prende suspeitos de furto de gado em Goiás

Em outra operação, as autoridades também recuperaram novilhas furtadas em junho do ano passado por uma associação criminosa que age no estado

Só este ano, o Canal Rural noticiou diversos casos de furto de gado. O número de publicações só não é maior porque a maioria dos crimes na zona rural nem sequer são divulgados pelos meios oficiais. Uma coisa é certa: a criminalidade não tem dado descanso ao produtor rural brasileiro.

Nesta terça-feira, 19, a Delegacia de Polícia (DP) de Cachoeira Alta (GO), ligada à Polícia Civil de Goiás, esclareceu um caso de furto de gado e porte ilegal de arma de fogo.

Segundo as autoridades, no dia 13 de janeiro deste ano, dois indivíduos abateram uma rês com um tiro na cabeça, mas fugiram do local antes de conseguir desossar o animal, porque perceberam uma viatura se aproximando.

gado abatido com tiro na cabeça após furto
Foto: Polícia Civil de Goiás

De lá para cá, a Polícia Civil de Cachoeira Alta realizou diversas diligências e identificou os autores do crime. A polícia solicitou a prisão preventiva e o Judiciário atendeu. Ambos foram presos e encaminhados à unidade prisional da região, onde aguardam julgamento.

Outro caso de furto de gado

Como adiantamos, os crimes no campo não param. Alguns levam meses para serem completamente solucionados. Na segunda-feira, 18, a Polícia Civil de Goiás recuperou quatro cabeças de gado que tinham sido roubadas em junho do ano passado.

Dando continuidade à Operação Charrete Quebrada, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) localizou quatro novilhas cruzadas, com as marcas da vítima do furto ocorrido no dia 17 de junho de 2020, nas proximidades do Setor Itatiaia, em Goiânia.

novilhas furtadas
Foto: Polícia Civil de Goiás

De acordo com a Polícia Civil, as diligências já localizaram 55 cabeças de gado e apontam que uma associação criminosa é autora dos furtos das reses recuperadas, as quais foram apreendidas e restituídas à vítima.

“As investigações prosseguem no sentido de desmantelar por completo esta associação criminosa. No início da operação, em dezembro do ano passado, a DERCR prendeu em flagrante os membros do grupo criminoso por furtar semoventes na região norte e central do estado de Goiás”, informam as autoridades.