Boi

‘Reabertura de mercado para os EUA mostra credibilidade do Brasil’ 

Para o analista Fernando Iglesias, o volume de exportação deve ser retomado entre médio a longo prazo  

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e o Serviço de Inspeção e Inocuidade Alimentar (FSIS) informaram na última sexta-feira, 21,  ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a abertura de mercado para carne bovina in natura do Brasil para os Estados Unidos. 

O Brasil poderá começar a enviar produtos de carne bovina in natura derivados de animais abatidos. No comunicado encaminhado ao Mapa, o FSIS disse que o Brasil corrigiu os problemas sistêmicos que levaram à suspensão e está restabelecendo a elegibilidade das exportações. 

Além disso, o FSIS encerrará os casos pendentes de violação de pontos de entrada associado à suspensão de 2017.

Antes do embargo, as compras norte-americanas representavam cerca de 3% das exportações da proteína brasileira. Para o analista da Safras & Mercados, Fernando Iglesias, o volume tende a ser recuperado de médio a longo prazo. 

“O maior benefício é em relação a credibilidade que essa queda do embargo proporciona ao mercado de carnes do Brasil. Com essa medida, ficará mais fácil expandir as negociações com a Ásia e África”, explica o analista.