Boi

Vedação de pastagem é cada vez mais necessária, diz Acrimat

De acordo com vice-presidente da entidade, a técnica garante que a forrageira tenha um alto teor nutricional o ano todo

Cuidar da pastagem é essencial para ter uma boa produtividade nas fazendas de pecuária. De acordo com ovice-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Amarildo Merotti, o produtor deve adotar a vedação de pastagem, técnica garante que a forrageira tenha um alto teor nutricional o ano todo.

Vedação de pastagem
Foto: Acrimat

Merroti diz que existem fatores externos que podem interferir nesta prática. “Nos últimos anos, a vedação de pastagem tem oscilado bastante em cima dos fatores epidemiológicos; níveis de chuva tem sido muito baixo. Só para se ter uma ideia, este ano, produtores da região oeste não conseguiram nem o primeiro pastejo, o que faria com que o preço da arroba diminuísse, porque não veio chuva”, conta.

O vice-presidente da Acrimat afirma que normalmente os produtores realizam a vedação do capim no seu ápice, que ocorre entre fevereiro e março, mas a falta de chuva em 2020 foi o fator limitante principal. “É óbvio que as adubações ajudam, mas se não tiver água, nada resolve”. Ele analisa que nos últimos anos a natureza tem sido um fator preocupante, o que tem tornado a vida dos pecuaristas difícil. “Temos sofrido muito para fazer nosso trabalho”.

Alternativas de vedação de pastagem

A adoção da vedação de pastagem garante a alimentação a um custo baixo para o rebanho na estação seca, o produtor precisa planejar. Uma das alternativas mais simples e baratas é a vedação de parte da área de pasto no terço final do verão para ser pastejada pelo gado durante o inverno. Essa é uma das técnicas usadas pelos pecuaristas para aumentar a capacidade de suporte na fazenda, e em caso de falta de alimento, isso evita que os animais percam peso e, por outro lado, diminui o processo de degradação do pasto por causa do super pastejo.

O mais indicado quando se trata de vedação é a vedação em duas etapas. A parte que for vedada primeiro deve ser utilizada antes. Contudo, para fazer o escalonamento, é necessário que o produtor saiba gerenciar esse processo na fazenda, planejando com antecedência. “Definir as épocas de vedação e utilização de cada pasto é essencial para obter resultados positivos”, conclui.