Pecuária

Brasil pode bater recorde na exportação de carne bovina e de frango

É o que destaca o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira

O Brasil pode fechar 2022 com recorde na exportação tanto de carne bovina quanto de carne de frango. Isso ocorrerá se os embarques para o exterior das duas proteínas ao menos repetirem os patamares registrados ao longo do último trimestre do ano passado.

+ Gripe aviária mata mais de 47 milhões de aves

Diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira foi o responsável por destacar essas possibilidades de estabelecimentos de novos recordes. Ele falou sobre o assunto durante a edição desta terça-feira (11) do boletim ‘AgroExport’. O quadro foi ao ar dentro do telejornal ‘Mercado & Companhia’.

Carne bovina

Em relação às exportações de carne bovina, Ferreira lembrou que o Brasil embarcou para o exterior cerca de 300 mil toneladas de outubro a dezembro de 2021. Nesse sentido, observou que, caso o volume se repita para o mesmo período deste ano, o consolidado de 2022 vai superar o consolidado de 2020. Isso porque na parcial de janeiro a setembro, o volume está na casa dos 1,39 milhão de toneladas — contra 1,72 milhão de toneladas de dois anos atrás.

“Devemos superar o ano passado e chegar muito perto do recorde verificado em 2020”, comentou Ferreira. “A carne bovina está num mercado bem aquecido”, pontuou o apresentador do ‘AgroExport‘, que lembrou que, sozinha, a China é responsável por mais de 50% das exportações desse tipo de proteína animal.

carne bovina
Foto: Canal Rural/divulgação

Carne de frango

Até o momento, 2021 aparece na primeira colocação em termos de volume exportado de carne de frango pelo Brasil. Essa condição, contudo, deve mudar. Levando-se em consideração os números parciais e a média registrada no último trimestre do ano passado, 2022 pode assumir o topo da lista.

O novo recorde para embarques de carne de frango será alcançado caso 2022 feche com mais de 4,24 milhões de toneladas (patamar de 2021). Até o momento, na soma de janeiro até o fim de setembro, foram enviadas para o exterior 3,36 milhões de toneladas. Com isso, a expectativa é animadora.

“Vamos superar a marca recorde do ano passado? A considerar os embarques do último trimestre de 2021, sim!”, enfatizou o diretor de conteúdo do Canal Rural. “De outubro a dezembro do ano passado, o Brasil embarcou pouco mais de 1 milhão de toneladas de carne de frango. Ou seja: na casa das 350 mil toneladas por mês. Um potencial de 4,3 milhões de toneladas bastante próximo de ser atingido”, prosseguiu.

carne de frango
Foto: Canal Rural/reprodução

Carne suína

Para a exportação de carne suína, contudo, o ritmo está um pouco mais lento. Dessa forma, não deve bater o recorde de volume — que foi registrado em 2021, com 1 milhão de toneladas embarcadas para o exterior. Há, no entanto, a chance de chegar bem próximo desse patamar, pois, de janeiro a setembro de 2022, o país já exportou 0,72 milhão de toneladas de carne suína.

carne suína
Foto: Canal Rural/reprodução