Pecuária

Maus-tratos: homem é autuado por deixar cavalos sem comer

Além de ter sido multado e ter os animais apreendidos, o infrator pode responder por maus-tratos e pegar até um ano de prisão

A Polícia Militar Ambiental de Cassilândia, em Mato Grosso do Sul, recebeu denúncias de maus-tratos a cavalos, que estariam sem alimentos e sem cuidados, em um terreno no município, margeando a rodovia BR 158 no perímetro urbano.

Os policiais se deslocaram até o local na manhã desta terça-feira, 19. Chegando lá, os agentes viram que os animais estavam no terreno fechado, onde não havia grama e nem outro tipo de alimento disponível.

cavalos maus tratos
Foto: Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul

Os animais estavam extremamente debilitados, com vários parasitas (carrapatos e bichos) e feridos com bicheiras, sem qualquer tratamento. “A Polícia Militar Ambiental apreendeu os cavalos e acionou a Agência Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) para as providências relativas aos animais”, informa.

O infrator foi identificado posteriormente e afirmou que comprava os cavalos já naquele estado de penúria e os engordava para vender para frigorífico, porém, não havia alimento, o que torna contraditório o argumento, segundo a polícia.

O homem de 43, residente em Cassilândia, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1.000 por maus-tratos. “O autuado também responderá por crime ambiental de maus-tratos, com pena de três meses a um ano de detenção”, diz a polícia.