Pecuária

'Dificuldades na suinocultura devem seguir pelos próximos meses’

Segundo especialista, a crise na suinocultura atinge outros grandes produtores, como China e Estados Unidos 

O custo de produção das proteínas animais continua em alta no segundo trimestre e deve seguir impactando os criadores, segundo a MCassab Nutrição e Saúde Animal. Além do alto custo, já é registrado o fim de algumas atividades de alguns suinocultores independentes.

Segundo o gerente de suprimentos da MCassab, Guilherme Palumbo, o panorama atual do mercado externo tem forte influência nos custos, a exemplo das restrições impostas na China e ainda a guerra na Ucrânia.

“A guerra coloca uma interrogação no mercado, mas os preços dos insumos vêm subindo antes da guerra. Com isso, insiste a preocupação com o abastecimento desses produtos e o valor deles, o quanto vai custar isso para os produtores”, destaca.

De acordo com Palumbo, o cenário de crise na suinocultura não é exclusividade do Brasil, e atinge a outras nações, como Estados Unidos e China, que também dispõem de uma grande quantidade de animais.

“No Brasil, os grandes produtores que compravam animais dos independentes pararam com esse movimento, e o mercado interno está no auge do seu consumo. Esse cenário de crise na suinocultura deve se estender até o final do ano, então, é hora de rever a produção e focar em ajustes econômicos”, pontua.