Pecuária

Exportação brasileira de carne bovina e de frango pode bater novo recorde histórico

Exportação brasileira de suínos teve o melhor desempenho do ano em julho; setor persegue marca histórica de 2021

O Brasil deve registrar um novo recorde de exportação de carne bovina e de frango em 2022.

Carne bovina

Segundo o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, a carne bovina tem potencial para ultrapassar a marca histórica de 2020, quando o país embarcou mais 1,72 milhão de toneladas.

“No ano passado, por questões de economia e sanitárias, houve uma queda nos embarques. Mas neste ano, nos sete primeiros meses, o Brasil já exportou 1,1 milhão de toneladas. O que significa? Se o Brasil embarcar nos próximos meses o mesmo volume do ano passado, de agosto a dezembro, o Brasil vai atingir a marca de 1,8 milhão de toneladas e superar o recorde de 2020”, diz Ferreira.

Frango

Maior exportador mundial de frango, o Brasil já embarcou 2,60 milhões de toneladas nos primeiros sete meses deste ano.

“Se o Brasil tiver o mesmo desempenho do ano passado nos próximos meses, vamos atingir a marca 4,5 milhões de toneladas, um recorde absoluto. E a receita cambial aumenta na mesma proporção”, afirma o diretor de conteúdo do Canal Rural.

Suínos

No caso da carne suína, o Brasil registra um crescimento expressivo desde 2018. No ano passado, o país atingiu o recorde, com 1 milhão de toneladas.

Neste ano, se repetir o mesmo desempenho dos últimos cinco meses de 2021, o Brasil pode alcançar 960 mil toneladas.

“Mas tudo é possível. O mês de julho foi o melhor mês do setor em 2022, com 88 mil toneladas. Em junho, 83 mil toneladas. Em maio, 80 mil toneladas. Ou seja, a carne suína vem reagindo. Talvez não haja tempo para ultrapassar o recorde do ano passado, mas é possível”.