Pecuária

Gado clandestino: fiscais interceptam 126 cabeças vindas da Bolívia

Os animais foram encontrados em uma fazenda de Mato Grosso na região da fronteira; Indea teve que sacrificar o gado devido ao risco sanitário

Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) flagraram o ingresso de boiada oriunda da Bolívia em território mato-grossense, durante fiscalização na região de fronteira. Por meio de drone, os fiscais detectaram a boiada de 126 cabeças seguindo a pé até a propriedade rural. O caso ocorreu na última quarta-feira (15).

Com a presença da Polícia Militar e policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), as equipes do Indea foram até a fazenda onde foram encontrados os 126 animais contrabandeados, que foram imediatamente submetidos ao sacrifício sanitário por falta de certificação em saúde animal e protocolo de comércio internacional.

gado clandestino
Foto: Indea-MT

“Movimentações de gado dessa natureza colocam em risco a sanidade animal praticada em Mato Grosso e ignoram a legislação brasileira que respalda o “status sanitário” do país. Esses protocolos somam quatro décadas de esforço empreendido para tornar o Estado referência internacional na saúde bovina”, comentou João Marcelo Brandini Néspoli, médico-veterinário da coordenadoria de Defesa Sanitária Animal.

Néspoli destacou ainda que, recentemente, a China retomou a compra da carne brasileira, após a suspensão das importações, em setembro, por causa de dois casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina(EEB) – conhecida como o “mal da vaca louca” em Mato Grosso e Minas Gerais.

“A gente alerta que o comprometimento e responsabilidade dos produtores rurais da região são cruciais para prevenir perdas econômicas decorrentes da introdução de doenças erradicadas ou exóticas no Brasil”.