Pecuária

Giro do Boi: Pecuarista intensifica fazenda e engorda 40 bois de 19,5 arrobas em 4 alqueires

Conheça a história do pecuarista Alexandre Nunes, titular do Sítio Campo Verde, no município de Nova União, estado de Rondônia

Dentro do quadro Giro pelo Brasil , foi destacada a história do pecuarista Alexandre Nunes, titular do Sítio Campo Verde, no município de Nova União, estado de Rondônia. O produtor chegou em Rondônia em 1985, com apenas quatro anos de idade, junto ao seu pai, José Mauro, vindos do interior paranaense, município de Ubiratan e, desde então, trabalham juntos, gerando riqueza por meio da terra.

Começaram produzindo café em uma propriedade de um alqueire que era de seu avô e logo tomaram caminho próprio. “Em 1992, o seo José Mauro comprou os primeiros 20 alqueires de terra, com o Alexandre sempre garrado trabalhando com seu pai”, explicou o originador da Friboi Matheus Roz em participação no Giro do Boi.

Mais tarde, em 2005, Alexandre se casou com sua esposa, Dianna e, em 2010, decidiu comprar sua própria terra, seus primeiros dez alqueires. Trabalhando na intensificação da fazenda, em 2018 o pecuarista começou a investir nas pastagens com ajuda de um técnico agropecuário – seu amigo Fernando – que o ajudou a corrigir solo e adubar quatro alqueires de terra distribuídos em oito piquetes de capim Paredão.

Foi nesta área que Alexandre engordou 40 bois “com capim sobrando e proteinado no cocho”, detalhou Roz. Os bois jovens apresentaram média de 19,5@ ao abate na Friboi de Pimenta Bueno-RO, sendo 82% do lote compostos por animais de 2 e 4 dentes.

Quer saber mais sobre essa história? Confira no site do Giro do Boi

Veja também: