Pecuária

Incêndio atinge fazenda e animais ficam presos em 'círculo de fogo'; veja o vídeo

A gravação mostra o desespero de animais fugindo de um incêndio devastador em uma propriedade em Cujubim, Rondônia, cerca de 220 quilômetros de Porto Velho

Um vídeo que circula nas redes sociais feito por pecuaristas está chamando atenção. Isso porque a gravação mostra o desespero de animais fugindo de um incêndio devastador em uma propriedade em Cujubim, Rondônia, cerca de 220 quilômetros de Porto Velho. Na filmagem é possível ver parte de um rebanho tentando fugir de um circulo de fogo.

Em nota, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) informou que o incêndio teria começado na última quinta-feira, 20, mas devido aos fortes ventos causados por uma frente fria sobre o estado, o fogo rapidamente se alastrou pelo campo. Não há informações sobre o estado dos animais.

Queimadas 

Com o intuito de combater o desmatamento e queimadas em Rondônia, a entidade realiza ações contra crimes ambientais, a exemplo das medidas realizadas durante a Operação Hiléia que registou em apenas dois dias de atuação, mais de R$ 1 milhão em multas na Região do Vale do Jamari, especificamente no município de Cujubim.

As medidas desenvolvidas pelo Governo de Rondônia contam com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Batalhão da Policia Ambiental (BPA), Polícia Militar e Núcleo de Inteligência e Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros.

No ranking de maior número de desmatamento por municípios no período de janeiro a 8 de agosto, Cujubim aparece entre os municípios que mais sofrem com desmatamentos, ocupando a terceira posição onde registrou,  67 mil quilômetros de área devastadas pelo fogo, perdendo apenas para a capital Porto Velho.

Segundo o coordenador estadual de fiscalização da Sedam, Marcos Trindade a conscientização ainda é a melhor solução nesta época de queimadas e pandemia.

“Sem a pandemia, esse já era um dos motivos que superlotava as redes de hospitais tanto na rede pública quanto privada, além disso deve-se ter uma reeducação ambiental. Isso que a gente está buscando incessantemente proteger para garantir o futuro das próximas gerações. E apoiamos o empreendedor, as empresas, o homem do campo, o agricultor, mas só que de forma sustentável. As equipes de fiscalização e os órgãos ambientais estão envolvidos num só propósito, ou seja, estancar o desmatamento, combater os ilícitos ambientais e principalmente punir e responsabilizar pessoas que só prejudicam e trazem coisas negativas tanto para o meio ambiente, quanto para a população em geral”, disse o coordenador.