Leite

Custo de produção de leite tem queda em fevereiro, aponta Embrapa

Apesar da leve queda em fevereiro, o custo de produção de leite continua elevado e exige atenção dos produtores

Segundo dados divulgados pela Embrapa Gado de Leite, o custo de produção de leite registrou uma queda de -0,2% em fevereiro, após um aumento expressivo em janeiro.

No entanto, a inflação de custos acumulada nos dois primeiros meses de 2023 está em 1%, enquanto a variação anual de custos de produção de leite registrou uma deflação de -1,2%.

A queda do custo de produção de leite em fevereiro foi influenciada pelo grupo de Volumosos, com uma redução de -2,4% nos custos, principalmente devido ao preço dos fertilizantes.

Já o grupo de Minerais teve uma queda de -2,6%.

No entanto, o grupo de Qualidade do leite apresentou um aumento de 3,1% nos preços em apenas um mês, enquanto o grupo Concentrado registrou uma alta de 0,6%, impulsionado pelo preço da ração.

Na comparação de custos em doze meses, houve uma queda de -0,2%, com destaque para os grupos de Energia e combustível, Volumosos e Concentrado, que apresentaram redução significativa de custos.

Por outro lado, os grupos de Qualidade do leite, Mão de obra, Sanidade e reprodução e Minerais apresentaram crescimento significativo de custos no período.

A Embrapa Gado de Leite destaca a forte volatilidade nos preços dos insumos ao longo de 2022, com momentos de forte elevação nos custos seguidos por períodos de queda contínua nos custos de produção.

Apesar da leve queda em fevereiro, o custo de produção de leite continua elevado e exige atenção dos produtores, que devem buscar estratégias para otimizar a gestão dos custos e maximizar a rentabilidade da atividade.