Leite

Na Índia, ABCZ aguarda acordo de cooperação para a pecuária leiteira

A ABCZ firmará o 1º Acordo de Cooperação Técnica com a National Dairy Development Board (NDDB); encontro faz parte da viagem oficial do governo brasileiro à Índia

Foto: Fazenda do Basa/Divulgação

O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, é uma das lideranças nacionais que acompanham a comitiva presidencial de Jair Bolsonaro à Índia. Rivaldo Júnior desembarcou no início da semana, onde cumpre uma extensa agenda de reuniões e encontros com autoridades locais ligadas ao agronegócio.

Entre as diversas reuniões programadas, destaca-se  um encontro com o ministro da Pecuária, Pesca e Lácteos da Índia, Giriraj Singh, nesta quarta-feira, 22. “Iremos acompanhar a nossa ministra, Tereza Cristina, nessa reunião e, na ocasião, a ABCZ firmará o 1º Acordo de Cooperação Técnica entre a nossa entidade e a National Dairy Development Board (NDDB), que é o órgão do governo indiano que atua buscando o desenvolvimento da pecuária leiteira no país. Trata-se de uma parceria inédita e extremamente importante para nossas relações internacionais”, revela. 

Essa é a primeira viagem internacional oficial do novo presidente da ABCZ, que assumiu o cargo no dia 1º de janeiro. “Fico muito honrado de esse primeiro compromisso ser, justamente, no país berço do nosso zebu, que além de uma relação histórica, temos grande interesse comercial. Sempre ressaltamos que hoje o zebu faz o caminho de volta, e muito podemos compartilhar em termos de genética e conhecimento. Dessa forma, a aproximação e o fortalecimento da nossa relação devem ser constantes”, destaca Rivaldo Júnior.

Nesta terça, 21, ele participou de evento na sede da embaixada brasileira na Índia. Na ocasião, o presidente da ABCZ formalizou o convite para participação na ExpoZebu 2020 à Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ao Ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, ao embaixador do Brasil em Nova Délhi, André Aranha Corrêa do Lago, e ao Adido Agrícola do Ministério da Agricultura na Índia, Dalci Bagolin.

Ainda na agenda do presidente da ABCZ está a participação no Índia-Brasil Fórum Business, coordenado pela Apex-Brasil, agência parceira da ABCZ há 17 anos, no desenvolvimento do projeto internacional Brazilian Cattle. O evento, que contará com a participação do presidente Jair Bolsonaro, e tem como objetivo promover ainda mais a aproximação entre os dois países, será realizado no próximo dia 27. 

O presidente da ABCZ foi convidado pelo Governo Federal para compor a comitiva presidencial à Índia, que, além do presidente Jair Bolsonaro, conta ainda com um grupo de ministros, empresários e lideranças de diferentes setores brasileiros.