Pecuária

Mesmo com coronavírus, JBS contratou 3 mil funcionários

Além disso, de acordo com o presidente do grupo, Gilberto Tomazoni, desde o estopim da crise causada pelo avanço da Covid-19, a empresa começou a se adaptar a novos cenários

carne de frango
Foto: Canal Rural

A maior processadora de carne no mundo, a brasileira JBS, afirmou que assumiu o compromisso de manter os investimentos de R$ 8 bilhões que havia anunciado para os próximos cinco anos. Além disso, de acordo com o presidente global da companhia, Gilberto Tomazoni, a empresa continuou a contratar mesmo depois do início da pandemia de coronavírus.

“Não só assumimos o compromisso  de não demitir, mas também já contratamos mais 3 mil pessoas [nos últimos meses]”, disse. O presidente afirmou ainda que o grupo buscou, desde o início da pandemia, especialistas de saúde para cuidar da saúde dos colaboradores.

Ainda segundo Gilberto Tomazoni, conta que desde o estopim da a crise causada pelo avanço da Covid-19 a empresa começou a se adaptar a novos cenários. “A pandemia fez com que nós aprendêssemos bastante, embora não tenhamos respostas para tudo. Começamos as reuniões da empresa com [o tema] segurança e saúde do trabalhador. Buscamos ajuda de especialistas na questão dos protocolos no Brasil e no exterior. Temos um comitê de gestão na crise, que se reúne três vezes por semana”, explicou.

Demanda e exportação

Questionado sobre a demanda por produtos, Tomazoni explica que o consumo teve mudança de canal. “Mudou do food service [fornecimento para restaurantes] para o varejo. Mas, é claro, que na soma a demanda ficou menor. Mas isso não muda os fundamentos do negócio. Até 2050, o mundo vai precisar de 70% a mais de proteína animal. Isso não vai mudar”, afirmou ele.

Em relação às exportações, ele afirma que em um primeiro momento houve alta de demanda. No momento seguinte, cada um dos mercados começou a demonstrar características próprias. “Na Europa, por exemplo, houve queda por conta do turismo. Agora, que a economia vai voltar, vamos ver como se restabelece”, disse Tomazoni.