Nomes das 11 empresas investigadas por adulteração no leite são divulgados

Na operação deflagrada nesta semana, 16 pessoas foram presas preventivamenteO Ministério Público de Santa Catarina (MP) divulgou na quarta, dia 22, os nomes das 11 empresas investigadas por adulteração no leite  na chamada Operação Leite Adulterado III.

Na operação deflagrada na segunda, dia 20, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, 16 pessoas foram presas preventivamente e foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em unidades industriais, residências e propriedades rurais. De acordo com o promotor Carlos Alberto Galdino, os presos são acusados de colocar no leite produtos impróprios para o consumo humano, como água oxigenada e soda cáustica.

O MP está agora ouvindo os presos e analisando a documentação apreendida. O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) também está ouvindo testemunhas e outros envolvidos. A etapa deve ser concluída em 10 dias.

– Não descartamos novas prisões. Até o momento, além da adulteração do leite, já identificamos indícios de fraude tributária, documentação falsa e até uso de “laranjas” por parte de empresas envolvidas. O foco da investigação são fraudes praticadas por transportadores, laticínios e queijarias. Essa operação visa intensificar a fiscalização de um setor extremamente importante para o consumidor e para a economia do Estado de Santa Catarina, para que todas as empresas atuem de acordo com as normas – explica o coordenador do Gaeco em Chapecó, Promotor de Justiça Fabiano Baldissarelli.

Confira a lista das empresas suspeitas: 

Cordilat / SC Foods – Cordilheira Alta/SC.
Master Milk – Iraí/RS.
Laticínios Oeste Lat – Coronel Freitas/SC
Agro Estrela – Coronel Freitas/SC
Transportes Irmãos Gris – Formosa do Sul/SC.
Cooperativa Agropecuária e de leite Milkfor – Formosa do Sul/SC.
GD Transportes – Formosa do Sul/SC.
Transportes Douglas – Formosa do Sul/SC.
Laticínios Santa Terezinha – Santa Terezinha do Progresso/SC.
Laticínios São Bernardino – São Bernardino/SC
Cooperativa Coopleforsul – Formosa do Sul/SC

Interdição

Ainda na quarta, o Ministério da Agricultura determinou a interdição dos estabelecimentos SC Foods S/A e da Cooperativa dos Produtores de Leite de Formosa do Sul, com base nas investigações da Operação Leite Adulterado III.

De acordo com o Ministério, embora as duas empresas interditadas fossem credenciadas como Fábricas de Laticínios, ambas estavam operando apenas com a refrigeração do leite cru coletado nos produtores e revendendo o produto como Leite Cru Pré-Beneficiado para outros estabelecimentos de processamento.