Pecuária

Ovinos: setor articula expansão do rebanho no Brasil

O objetivo das associações é de viabilizar um plano sanitário nacional para que o criador possa exportar os ovinos com mais facilidade

Uma das características da Expointer é a presença dos ovinos. Nesta edição são mais de 890 animais de 15 raças selecionadas. O grande avanço na pesquisa e desenvolvimento em genética é o destaque deste ano.

Segundo o IBGE, o rebanho gaúcho de ovinos concentra 4 milhões de cabeças. Assim ele é o segundo estado com maior quantidade de animais no Brasil, atrás apenas da Bahia que comporta 4,5 milhões de cabeças.

Ovinos

Na Expointer participam cerca de 160 cabanhas e 892 animais que passam pelo julgamento de raças. São apresentados os animais referência em genética de cada raça, tanto na exposição quanto nas provas. Após isso, selecionam aqueles com o melhor desempenho genético. Segundo a Associação brasileira de Criadores de Ovinos, o setor está expandindo na pesquisa genética e seleção. O objetivo principal da ovinocultura no estado é a produção de carne,.

Dados do último censo agro do IBGE mostram que o efetivo do rebanho ovino no país cresceu 3% em 2020 em relação a 2019, passando de 19,7 milhões para 20,6 milhões de cabeças. Para a arco, o Brasil tem potencial de ser o centro da atividade em âmbito mundial. A associação vem articulando junto ao Ministério da Agricultura a expansão global do setor.

De acordo com Edemundo Ferreira Gressler, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, o objetivo é de viabilizar um plano sanitário nacional para que o criador possa exportar os ovinos com mais facilidade.

Valor alto

Uma das ovelhas expostas na feira, da raça Texel, foi arrematada em julho deste ano por 96 mil reais. Ela tem esse valor agregado por conta da genética diferenciada de desenvolvimento precoce. Depois da Expointer, ela irá para o Paraná em uma central de coleta de embriões para que possa iniciar a distribuição dos genes dentro da cadeia produtiva