Pecuária

Polícia prende criminosos por fraudes na compra de gado

Os indivíduos foram surpreendidos pela polícia quando utilizavam dados falsos de um produtor rural para compra de um criador de gado

A Polícia Civil de Goiás, por intermédio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), deflagrou a Operação Crédito Oculto, que culminou na prisão em flagrante de dois integrantes de uma associação criminosa que atuava na realização de negociações fraudulentas na aquisição de animais bovinos. A operação foi desencadeada na última segunda-feira (13).

Os indivíduos foram surpreendidos pela polícia quando utilizavam dados falsos de um produtor rural da cidade de Alexânia, na tentativa de realizar uma negociação com um criador de Avelinópolis. Valendo-se de meio ardiloso, buscaram adquirir um rebanho avaliado em mais de R$ 400 mil.

Foto: Polícia Civil – GO

A equipe policial apurou que, para ganhar a confiança da vítima, os investigados deram um sinal, mediante depósito bancário em dinheiro, no valor de R$ 36 mil, além de firmarem contrato com dados e selo de cartório falsos, referente ao restante do pagamento em parcelas que totalizavam mais de 90% do acordado.

As investigações, até o momento, apontam para a existência de uma associação criminosa voltada para prática de estelionato, que busca aplicar fraudes diversas, valendo-se de estrutura financeira, logística e divisão de tarefas entre os envolvidos, objetivando unicamente a obtenção de vantagem econômica ilícita em detrimento do prejuízo da vítima.

Foram identificados e autuados em flagrante delito José Ribamar Pereira Silva, 52 anos de idade, e Leandro Severino Alves, 42 anos, sendo que ambos já ostentam condenações criminais. As imagens e qualificações dos suspeitos foram divulgadas em razão da primazia do interesse público sobre o particular, no caso em questão, tendo em vista ser possível que os investigados tenham praticados outros crimes e em conformidade com os ditames da Lei nº 13.869/2019 e Portaria nº 547/2021-PCGO, com fulcro no despacho do delegado responsável pelo inquérito policial.