Pecuária

Projeto percorre estados para conhecer a realidade do confinamento no Brasil

Ação promovida pela Scot Consultoria avalia o uso de tecnologia, insumos e outros fatores em fazendas espalhadas pelo país

O projeto Confina Brasil, da Scot Consultoria, percorreu diversos estados para conhecer como é o cenário para o confinamento no Brasil. Nas fazendas visitadas país afora, foram avaliados o uso de tecnologia, insumos e outros fatores. A última expedição foi iniciada em 20 de junho e contou com diversas etapas.

+ Entidade ligada à pecuária é contra taxação tributária proposta em Goiás

Neste ano, a terceira edição foi encerrada no mês passado. Ao longo de quatro meses, o projeto realizou cinco rotas, o que serviu para mapear como se dá o confinamento de animais em cerca de 250 propriedades rurais espalhadas pelo território nacional.

As rotas do Confina Brasil

rotas - confina brasil - confinamento
Foto: Scot Consultoria/divulgação

A primeira rota do Confina Brasil dá vez passou pelo interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro. Na sequência, o projeto passou por Mato Grosso do Sul. Depois, em Mato Grosso (inclusive na fronteira do Brasil com a Bolívia) e foi até Rondônia, precisamente na região do Vale do Guaporé.

Na quarta rota, a equipe da Scot Consultoria visitou o norte do Pará, desde Belém, onde ocorrem as grandes exportações de gado vivo, até o Maranhão, passando por Imperatriz e Balsas, o polo da agricultura do estado. Por fim, a última série passou por Goiás e parte de Minas Gerais.

Análise e próximos passos do projeto sobre confinamento

confina brasil 2
Foto: Scot Consultoria/divulgação

Zootecnista pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Raphael Poiani é analista de mercado da Scot Consultoria. De acordo com ele, um ponto chamou a atenção durante as realizações das rotas deste ano: o uso do confinamento de forma estratégica no sistema produtivo.

“Vimos muitos confinamentos usados como opção de sequestro de bezerros, ou como forma de fazer uma recria intensificada, até mesmo para auxiliar as fêmeas a atingirem o peso ideal para entrarem mais rapidamente à estação de monta”, comenta Poiani, que falou mais sobre o assunto em entrevista ao Canal Rural.

“O objetivo do levantamento é avaliar a pecuária nacional e ajudar o pecuarista nos seus próximos passos” — Raphael Poiani

O analista da Scot Consultoria pontua, ainda, que o Confina Brasil 2022 serviu, entre outros pontos, para alcançar um “N” de cerca de 3,5 milhões de cabeças de gado confinadas para a realização de análises.

Dessa forma, o propósito do projeto segue ativo. “O benchmarking do Confina Brasil leva conhecimento da situação real da pecuária intensiva no Brasil, assim como análises do desenvolvimento e particularidades da atividade pecuária em cada um dos estados brasileiros. O objetivo do levantamento é avaliar a pecuária nacional e ajudar o pecuarista nos seus próximos passos”, afirma Poiani.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.