Pecuária

Rússia anuncia primeira vacina contra Covid-19 para animais

Fazendas de pele da Europa tiveram que sacrificar milhões de animais no ano passado por precaução contra novas mutações do coronavírus

A transmissão do novo coronavírus para animais pode gerar, no futuro, mutações perigosas. No ano passado, autoridades europeias optaram por sacrificar milhões de visions para evitar riscos. Esses animais são usados para obtenção de peles para a indústria de moda. Agora, a Rússia dá um passo importante para contornar esse problema: a primeira vacina contra Covid-19 para animais.

vacina contra covid-19 para animais
Foto: Alexander Plonsky/Vet and Life

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 31, o Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor) informou que a Carnivac-Cov, como foi batizada a vacina, vem sendo testada desde agosto do ano passado em visions, cães, gatos, raposas do ártico e outros animais.

“Os resultados da pesquisa nos permitem concluir que a vacina é inofensiva e de alta atividade imunogênica, uma vez que todos os animais vacinados desenvolveram anticorpos contra o coronavírus”, diz Konstantin Savenkov, subchefe do órgão.

Os cientistas russos estão debruçados para entender por quanto tempo a imunidade desenvolvida dura. “Hoje esse número é de pelo menos seis meses”, comenta Savenkov.

A expectativa é de que a produção em massa possa começar ainda em abril, na maior fábrica do país para a produção de medicamentos para animais do Centro Federal de Saúde Animal. A produção diária pode chegar a 10 mil doses, segundo o governo russo.