Saiba como preparar o cavalo para cavalgadas

Alimentação adequada e atividades físicas devem ser iniciadas 60 dias antes 

Fonte: Pixabay/Divulgação

Para fugir do estresse do dia a dia, é cada vez mais comum criadores de cavalo que participam das cavalgadas. A médica veterinária e supervisora técnica da Guabi, Claudia Ceola, explica que, para isso, é necessário que os animais tenham preparo físico para longas distâncias, pois o esforço físico eventual pode ser fatal para o equino.

“Sem preparação física, os animais correm o risco de travar e ficam sem resistência, o que pode levar o equino a óbito. O esforço exagerado produz uma quantidade elevada de ácido lático, que se acumula nos músculos e causam o travamento”, explica.

Segundo Claudia, o recomendado é preparar o animal 60 dias antes da atividade por cerca de 40 minutos por dia. “Gradativamente vai aumentando o esforço para o cavalo não sobre o impacto”.

Alimentação

A veterinária salienta que a alimentação é a fonte de energia que o cavalo vai usar durante o exercício físico. “A alimentação é fundamental e também precisa de tempo para ser absorver os nutrientes. Por isso a dieta deve ser balanceada e adequada pelo menos dois meses antes também”, reforça.

Veja outras curiosidades no vídeo: