O mundo inteiro está interessado no Brasil, diz Bolsonaro

Declaração foi feita durante a abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs)

O presidente Jair Bolsonaro participou na manhã desta terça-feira (9) da abertura da edição 2022 do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), evento promovido nesta semana pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em São Paulo. O mandatário afirmou que o país atrai a atenção de todo o planeta, inclusive por causa do trabalho do setor da agropecuária.

“Não somos mais o Brasil do futuro. Somos o Brasil do presente. O mundo inteiro está interessado em nós”, comentou o presidente. “Temos riquezas naturais, povo acolhedor e produtores rurais”, continuou Bolsonaro.

O presidente voltou a dizer que nenhum outro governo enfrentou o que seu governo enfrentou, citando a pandemia, a seca e a guerra entre Rússia e Ucrânia. Bolsonaro repetiu que a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, em encontro recente, lhe disse que sem o Brasil o mundo passa fome.

“O trabalho do chefe do Executivo com setor como o de vocês é não atrapalhar” — Jair Bolsonaro

“Olha a nossa importância. Olha onde vocês chegaram produzindo cada vez mais com tecnologia. O trabalho do chefe do Executivo com setor como o de vocês é não atrapalhar”, destacou Bolsonaro.

A fala de Bolsonaro sobre alimentação não foi por acaso. “Produção Sustentável: caminhos para a segurança alimentar global” é o tema central do Siavs deste ano. O assunto do evento, que será realizado na capital paulista até quinta-feira (11), foi reforçado pelo diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.

“Num mundo em que a gente convive com guerras, dificuldades e incertezas, é interessante ter uma programação completa para esse tema, desde o aspecto mais técnico, político e comercial ”, declarou Rua ao ser entrevistado ao vivo pela jornalista Flávia Macedo para o telejornal ‘Mercado & Companhia’, do Canal Rural.

Bolsonaro fala de fertilizantes e diesel

bomba de diesel, icms, combustíveis
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No Siavs, Bolsonaro voltou a falar que tudo que conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “está sendo cumprido”. “Quando vimos que podia faltar fertilizantes, mesmo com o mundo contra nossa visita, fomos à Rússia em fevereiro. Tudo que foi conversado com Putin está sendo cumprido. Os fertilizantes estão chegando”, afirmou o político brasileiro.

O presidente também disse que está negociando importação de óleo diesel com a Rússia. “Não somos autossuficientes. Não temos refinarias autossuficientes. Temos que buscar alternativas”, complementou Bolsonaro.