Pecuária

Vacas morrem eletrocutadas após queda de poste no RS; 4 delas estavam prenhes

Das cinco vacas que morreram, quatro estavam prenhes; ‘eram animais graúdos’, destaca o proprietário da fazenda

Vacas estavam no pasto no momento da queda do poste. Foto: Neri Godoi

A combinação de ventos fortes e chuvas provocaram a queda de um poste de energia e causaram a morte de cinco vacas em uma propriedade rural. O acidente aconteceu na fazenda do pecuarista Neri Godoi, localizada no município de Santa Cruz do Sul (RS).

O primeiro a chegar no local  foi o genro de Godoi, Cristian Junkherr, que auxilia o sogro nos serviços da fazenda. “Durante o sábado, houve uma ventania muito forte. Quando retornei à propriedade na segunda pela manhã, as vacas estavam mortas no pasto, perto do fio de alta tensão, que estava a menos de um metro e meio do chão”, diz Junkherr.

Ainda de acordo com ele, o prejuízo com a morte dos animais está sendo calculado. Mas teria sido muito maior se o lote com mais 30 animais tivesse se aproximado do local onde o poste caiu.

Das cinco vacas que morreram no acidente, quatro estavam prenhes, segundo o pecuarista Neri Godoi. “A gente fica triste com essa situação. Eram todas vacas graúdas, com mais de 400 kg. É algo que a gente não espera, mas vou correr atrás dos meus direitos”, afirma o produtor.

Cristian Junkherr relata que a empresa de energia RGE efetuou a troca dos postes no local do acidente. Procura pela reportagem do Canal Rural para falar sobre a ocorrência, a empresa não deu retorno até o fechamento desta matéria.