Pecuária

Boi come sal: você sabe por quê? Confira aqui

Saiba por que o componente é importante na alimentação do gado e veja todas as notícias sobre pecuária que foram destaque na última semana

A explicação para a necessidade de ingestão de sal pelos bovinos, publicada no site do programa Giro do Boi, liderou o ranking semanal das matérias mais lidas sobre pecuária no portal do Canal Rural.

Tecnicamente, o boi não come sal, mas lambe. Além disso, precisa ainda de outros elementos para completar a  dieta.

Além dessa notícia, foram destaque no portal na última semana reportagens sobre suplementação de novilhas, o “bofe” bovino (tem até uma receita de preparo), o boi mais chifrudo do mundo e tratamento de feridas.

Veja o top 5 das matérias sobre pecuária mais lidas da semana

5. Novilha de primeira cria: qual a suplementação mais adequada?

novilha de primeira cria

A resposta para a pergunta foi dada pelo zootecnista Rafael Cassiolato. Especialista em reprodução bovina, ele conta que, para cada condição de pasto, há uma recomendação adequada a esse tipo de fêmea. Para ler a matéria completa, clique aqui.

4. O que é o bofe de boi? Prato pode surpreender

bofe de boi

Primeiramente, vale a explicação: o bofe nada mais é do que o pulmão bovino. Trata-se de um embutido rico em ferro e, assim, vem sendo usado até por estudos contra a anemia. Mais curiosidades sobre a carne foram apresentadas ao público. A reportagem apresenta, ainda, uma receita com o corte.

3. Conheça o boi mais ‘chifrudo’ do mundo

boi chifrudo

Saiba de onde vem e quanto medem os chifres dos animais da raça que se destacou no Guiness Book, clicando aqui.

2. Gado com feridas: saiba qual a causa e como tratar

gado com ferida

Veja as dicas completas do médico-veterinário Guilherme Vieira, que ensinou no programa Giro do Boi uma fórmula simples e fácil para fazer a limpeza das feridas. Saiba mais aqui.

1. Boi come sal. Sabe o porquê disso?

boi come sal
Foto: divulgação

Apenas a alimentação a pasto, infelizmente, não é o suficiente para a correta dosagem de minerais que cada animal deve receber. Veja os detalhes e saiba tudo sobre essa história