Pecuária

Você viu? Conheça os capins que podem matar cavalos e como manejá-los corretamente

Essa foi a notícia mais lida semana sobre pecuária no portal do Canal Rural. Abaixo, confira essa e outras matérias especiais

Além das cólicas e da acidose, os volumosos, quando mal manejados, podem levar até à morte o seu cavalo. O alerta sobre o trato alimentar adequado para os animais da tropa foi tema central de mais um episódio da série especial de reportagens do Giro do Boi sobre cavalos.

Essa foi a notícia mais lida semana sobre pecuária no portal do Canal Rural. Abaixo, confira essa e outras matérias especiais.

5º Preços do boi gordo podem subir ainda mais a partir de novembro, diz Safras

arroba do boi gordo mercado

Os preços do boi gordo tiveram altas expressivas ao longo de outubro. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, houve registro de negócios acima das referências em muitas regiões.

“Apesar da incidência de animais negociados na modalidade à termo e a utilização de confinamento próprio, não há espaço para mudanças contundentes na curva de preços. A expectativa é que o movimento de alta se torne ainda mais agressivo no último bimestre, em linha com um quadro de oferta ainda restrita somado a perspectiva de aumento do volume exportado, uma vez que a China inicia o planejamento de seus estoques para atender a demanda do seu principal feriado, o ano novo lunar”, diz o analista. Enteda. 

4° ‘Preço do leite registra alta de 55% no ano e vai continuar subindo’

leite
Foto: Wenderson Araujo/CNA

Pesquisas em andamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que o preço do leite captado em setembro e pago ao produtor em outubro deve se manter em patamar elevado. Desde o início do ano, o preço do litro no campo registra alta de 55% em termos reais. A valorização é explicada pela maior concorrência das indústrias de laticínios pela compra de matéria-prima, já que a produção de leite seguiu limitada e abaixo das expectativas.

Segundo a pesquisadora do Cepea, Natália Grigol, a valorização do preço acompanha o aumento do custo para o produtor. “Do lado a receita é uma notícia positiva, mas a notícia do custo tem amargado valorizações consecutivas nos itens que compõem o seu custo operacional efetivo, principalmente no concentrado”, afirma.  Veja a entrevista completa, aqui. 

3º Conheça os pastos mais recomendados para a pecuária leiteira e de corte

A implementação de pastagens nas propriedades rurais busca aliar produtividade e custo-benefício. As necessidades nutricionais e formas de manejo são os principais fatores levados em conta na escolha do capim, assim como a preferência dos animais pelos pastos.

Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Paulino Andrade, o produtor não deve misturar capins em uma mesma área por conta da palatabilidade, ou seja, a aceitação do alimento pelo animal.

“Não recomendamos misturar capins diferentes em uma mesma área, por conta dessas preferências do gado, há capins que são mais aceitos do que outros. Logo, o menos palatável não será consumido, já que o gado terá sempre uma preferência”, diz Paulino Andrade.

No entanto, diversificar as pastagens é vantajoso, desde que seja feito em setores diferentes e destinado para rebanhos distintos. “Recomendamos implantar um pasto menos exigente em termos de manejo para gado de corte e vacas no período de seca. No caso de categorias mais exigentes, como vacas em lactação, deve-se implantar pastos mais ricos nutricionalmente”, afirma.

2° Depois de sucesso com grão inteiro, irmãos expandem confinamento em Rondônia

confinamento-grao-inteiro-sitio-agua-doce-colorado-do-oeste-rondonia

A história dos irmãos Leandro e Sidicley Tavares Fonseca foi destaque no quadro Giro pelo Brasil desta sexta, 16. Depois de visitar na quinta-feira a propriedade, o Sítio Água Doce, em Colorado do Oeste-RO, o originador da unidade Friboi em Vilhena-RO, Wagner Alencar, falou sobre a experiência dos produtores com o confinamento de grão inteiro.

“Eu estive fazendo uma visita para o Leandro e o Sidicley. São dois irmãos que começaram ano passado um pequeno projeto no sítio deles. Eles engordaram 54 cabeças de boi no grão inteiro em 2019, mas esse ano já construíram uma estrutura melhor. Eles aumentaram o confinamento para 250 cabeças e estão muito satisfeitos! Você vê que o confinamento não tem limite, ele acaba aumentando a produtividade da terra”, observou Alencar. Leia mais, aqui. 

1° Conheça os capins que podem matar cavalos e como manejá-los corretamente

cavalos-manejo-pasto-colica-acidose-morte

Além das cólicas e da acidose, os volumosos, quando mal manejados, podem levar até à morte o seu cavalo. O alerta sobre o trato alimentar adequado para os animais da tropa foi tema central de mais um episódio da série especial de reportagens do Giro do Boi sobre cavalos.

O médico veterinário especialista em equinos Mário Duarte começou a falar sobre o tema alertando para as espécies de forrageira que podem causar o óbito dos animais. “Nós temos que tomar muito cuidado porque são capins excelentes. Eles são verdadeiras máquinas de fazer comida. Acontece que quando nós colocamos esses capins, os Panicuns, e aí não só o Massai, a gente poderia incluir também o Mombaça e Tanzânia nesse time, o que acontece é que eles são muito eficientes. Entenda mais.