Diversos

Pecuarista deixa 14 cabeças de gado morrerem de fome e é multado em R$ 58 mil

Segundo a Iagro, cerca de 800 animais eram criados em péssimas condições em uma fazenda localizada em Chapadão do Sul (MS)

Polícia encontrou animal que não conseguia se levantar em área sem pastagem Foto: Polícia Militar Ambiental – MS

Um pecuarista foi multado em R$ 58,7 mil após a Polícia Militar Ambiental encontrar 14 cabeças de gado mortas de fome em sua fazenda, no município de Chapadão do Sul (MS). Por meio de uma denúncia anônima, os policiais juntamente com fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do estado (Iagro), autuaram o dono da fazenda.

Segundo Daniel Ingold, diretor presidente do Iagro, além dos 14 animais que morreram, foram encontrados mais dois, que não conseguiam ficar de pé, devido à situação. “A fazenda tem cerca de 800 cabeças, em uma área que não comporta todo esse volume de animais. Eles estavam perecendo, pois não havia pastagem”, afirma.

Após a multa aplicada pelo Iagro, o dono da fazenda tem agora menos de uma semana para voltar a fornecer alimentação para o rebanho. Caso o produtor não atenda à exigência, o gado será recolhido e colocado à venda em leilão.

De acordo com o tenente coronel da Polícia Militar Ambiental, Ednilson Queiroz, quando as autoridades chegaram ao local, o produtor tentava alimentar o gado com feno. Ainda segundo ele, esse é um tipo de crime mais comum do que se imagina. “Isso acontece geralmente com pessoas que moram em outros estados e possuem fazendas em Mato Grosso do Sul. Eles compram as fazendas, mas não investem no cuidado com os animais, aí chega o período de seca e o gado fica sem alimentação”, comenta.

Além da multa, o dono da fazenda pode responder pelo crime de maus tratos na justiça. Se condenado, ele pode pegar de três meses a um ano de prisão. A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, informa, ainda, que denúncias desse tipo podem ser feitas pelos telefones (67) 3357-1500 ou até mesmo pelo número 190.