Diversos

Grande momento: está aberta a votação para o Personagem Soja Brasil - Safra 21/22

Três produtores e três pesquisadores concorrem à honraria. Votação se encerra em 29 de março

Para reconhecer a trajetória e as valiosas contribuições de pessoas envolvidas na cadeia produtiva da soja, o Projeto Soja Brasil promove um concurso anual: o Personagem Soja Brasil. Para tanto, concorrem ao título produtores rurais que se destacam pela história no cultivo do grão e no manejo bem-sucedido, bem como pesquisadores que foram decisivos para o desenvolvimento da cultura no país.

Desta forma, para eleger as personalidades que passarão pelo crivo dos leitores, o Canal Rural convidou parceiros, patrocinadores e apoiadores para indicar os nomes. Todos são referência em suas comunidades. Ao longo dos próximos dias, publicaremos vídeos com histórias mais detalhadas sobre cada um deles. Saiba quem são:

Produtores rurais

Fernanda Falcão, de Sarandi (RS)

É produtora e faz parte da terceira geração da família Falcão. A fazenda em Sarandi (RS) dedica-se à produção de sementes de soja, trigo e aveia branca e é considerada referência na gestão sustentável dos sistemas produtivos. Fernanda também é agrônoma e vem intensificando as ações de manejo conservacionista iniciadas pela família em 1982. Foi a responsável pela introdução dos preceitos de agricultura de precisão na propriedade.

Odílio Balbinotti Filho, de Rondonópolis (MT)

Quando a família Balbinotti veio para o Centro-Oeste, percebeu que existia uma demanda por sementes de qualidade. Hoje são 65 mil hectares que fornecem produto para mais de 2 milhões de hectares no país. O insumo é distribuído para todo o Brasil. A empresa da família tem na Fazenda Adriana um laboratório oficial que foi o primeiro a receber a certificação ISO 17025.

Renato Schneider, de Porto Nacional (TO)

Renato Schneider saiu do Rio Grande do Sul com a família para, primeiramente, desbravar o cerrado goiano. Ele é produtor de soja, de milho e também atua na pecuária, sempre consorciando as atividades. É considerado um visionário no uso de tecnologias e aperfeiçoamento da gestão dos negócios. Conseguiu fazer com que toda a família se envolvesse no negócio.

Pesquisadores

Luis Henrique Penckowski, da Fundação ABC (PR)

É pesquisador da Fundação ABC, localizada em Ponta Grossa, no Paraná. Desenvolve trabalho para manejo de resistência de espécies como Amaranthus sp e Lolium sp, além de incansável esforço para difundir as melhores práticas para manejo de invasoras (herbicidas pré-emergentes).

Maurício Meyer, da Embrapa Soja (PR)

É um dos grandes responsáveis pelo avanço no manejo biológico, cultural e químico do mofo-branco na soja. Liderou projeto que identificou o agente causal da anomalia Soja Louca II, o que possibilitou definir estratégias para reduzir o problema. Também foi um dos expoentes na definição de práticas de manejo da ferrugem-asiática da soja no Brasil.

Sebastião Pedro, da Embrapa Cerrados

Atua na área de Melhoramento Genético de Soja, Sistemas de Produção Sustentáveis, Bioeconomia, Transferência de Tecnologia e Inovação. É coordenador da Pesquisa em Melhoramento Genético de Soja da Embrapa para o bioma Cerrados. Participou do desenvolvimento de 138 cultivares de soja registradas no Registro Nacional de Cultivares, das quais 46 Certificados de Registro como melhorista líder. Também participou da proteção de 86 cultivares de soja no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares, sendo 37 Certificados de Proteção como melhorista líder.

Clique aqui para votar!