Diversos

Pesquisa brasileira que melhora bem-estar de leitões é premiada nos EUA

Estudo realizado pela Unesp de Jaboticabal (SP), em parceria com universidade americana, determina requisitos de calor suplementar para aumentar a produtividade

suíno
Foto: Unesp/divulgação

Um trabalho que combina conceitos de bem-estar animal, sustentabilidade e eficiência energética realizado na Unesp de Jaboticabal (SP) recebe nesta quarta-feira, 15, o prêmio de destaque do ano de 2019 da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (Asabe), entidade científica centenária.

O estudo trata da previsão de calor suplementar ideal para leitões, e foi realizado em parceria com a universidade norte-americana de Cornell. De acordo com a Unesp, o trabalho foi divulgado na publicação científica Transactions of Asabe, e considerado o melhor trabalho do ano na área de plantas, animais e sistemas de instalações.

A pesquisa premiada determina requisitos de calor suplementar, fornecido por lâmpadas de aquecimento, para leitões (porcos jovens) em função da temperatura do ar e do peso corporal do animal, com base no balanço energético. Além disso, os cientistas também determinam no trabalho a zona de conforto térmico dos leitões para um determinado peso, quando o calor suplementar não é fornecido.

“Acredito que o aspecto que mais chamou a atenção no nosso estudo foi o uso de técnicas inovadoras para otimizar a potência da fonte de calor utilizada para aquecer leitões, entre elas machine learning, ensemble learning e modelos mecanísticos, e assim reduzir o consumo de energia elétrica, melhorar o conforto térmico e o bem-estar animal”, afirma o professor Alex Sandro Campos Maia, docente da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) do câmpus de Jaboticabal, da Unesp, e um dos autores do estudo.

A pesquisa foi idealizada na FCAV e utilizou a estrutura da unidade universitária da Unesp, local em que foram coletados os dados para o estudo, finalizado na universidade Cornell, em uma viagem de cooperação científica realizada por Maia, que mantém parceria com o professor Kifle G. Gebremedhin, da instituição norte-americana.

Premiados

O autor principal do trabalho é o pesquisador brasileiro Hugo Milan. “É uma honra estar entre aqueles que já foram laureados com a premiação da Asabe, um grupo em que estão autores renomados em nossa área. Esta é a primeira vez que um trabalho na área animal tem como ganhador um primeiro autor brasileiro”, afirma Milan.

“Quando desenvolvemos um sistema de aquecimento para leitões que reduz o consumo de energia elétrica e, ao mesmo tempo, melhora o conforto térmico e o bem-estar animal, estamos contribuindo para a sustentabilidade do planeta através da menor emissão antrópica de CO2 (dióxido de carbono) e da melhoria da qualidade de vida desses animais”, afirma o professor Alex Maia.

“Penso que estejamos contribuindo também para uma maior satisfação do produtor, ao reduzir seus custos de produção, e para uma percepção positiva do consumidor, que vai adquirir um produto que respeita o bem-estar animal”, diz o docente.

autores do estudo na univ. Cornell (EUA): Alex Maia (camisa preta), Hugo Milan (camisa azul) e o professor Kifle Gebremedhin (camisa cinza) . Foto: Unesp/divulgação