Diversos

Pesquisadoras da Embrapa estão entre os cientistas mais influentes do mundo

As engenheiras de alimento aparecem em lista, realizada anualmente por uma consultoria da Inglaterra, junto a laureados ao Prêmio Nobel

Duas pesquisadoras da Embrapa estão entre os cientistas mais influentes do mundo. A conclusão é de uma pesquisa elaborada pela consultoria britânica Clarivate Analytics. Figuram na classificação as engenheiras de alimentos Henriette Azeredo, da Embrapa Agroindústria Tropical, e Renata Tonon, da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Divulgada anualmente desde 2014, a lista Highly Cited Researchers é elaborada a partir de uma análise da quantidade de citações de artigos publicados por um pesquisador ao longo de uma década, utilizando a plataforma Web of Science. Os selecionados para a lista pertencem ao grupo dos 1% de pesquisadores que mantiveram as mais altas médias de citações durante o período.

Neste ano, ao todo, foram selecionados 6.216 pesquisadores em 21 áreas do conhecimento. Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados, 2.737 ao todo; em seguida, aparece a China, com 636; e, em terceiro lugar, o Reino Unido, com 516. A Universidade de Harvard (EUA) é a instituição de pesquisa com maior número de pesquisadores citados, 203.

A lista também inclui 23 laureados com o Prêmio Nobel, dos quais três foram anunciados este ano: Gregg L. Semenza, na área de Medicina; John B. Goodenough, em Química; e Esther Duflo, em Economia.

As pesquisadoras

Henriette Azevedo, pesquisadora da Embrapa
Henriette Azevedo

Henriette Azeredo é pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical desde 2001, tendo atuado no Labex Europa entre 2013 e 2015, no Institute of Food Research, no Reino Unido, na área de tecnologias agroalimentares. Tem graduação em engenharia de alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2001).

Coordena projetos de pesquisa focados no desenvolvimento de filmes e revestimentos biodegradáveis e comestíveis e no uso de nanoestruturas em materiais de embalagem. Atua principalmente nos seguintes temas: filmes comestíveis e biodegradáveis, nanotecnologia aplicada a embalagens de alimentos, uso de subprodutos da indústria de alimentos como fontes de compostos para elaboração de materiais, usos de celulose bacteriana em alimentos e embalagens.

Renata Tonon, pesquisadora da Embrapa
Renata Tonon

Contratada pela Embrapa em 2010, Renata Tonon possui graduação (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em engenharia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com doutorado-sanduíche no Centre de Cooperation Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), na França.

Tem experiência nas áreas de engenharia, ciência e tecnologia de alimentos, com ênfase em engenharia de processos, atuando principalmente nos seguintes temas: extração, concentração e microencapsulação de compostos bioativos, spray drying, tecnologia de membranas, aproveitamento de resíduos agroindustriais e propriedades físico-químicas dos alimentos.Também atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).