Diversos

PIB da China desacelera e cresce 4,9% no 3º trimestre de 2021

O crescimento do PIB da China veio abaixo da projeção dos analistas, que esperavam alta de 5,1%; alta foi de 7,9% no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 4,9% no terceiro trimestre deste ano ante o mesmo período de 2020, desacelerando após a alta de 7,9% no segundo trimestre. Os dados são do departamento oficial de estatísticas do país.

O crescimento do PIB chinês veio abaixo da projeção dos analistas, que esperavam alta de 5,1%. Em base trimestral, o PIB da China aumentou 0,2% no terceiro trimestre, após a alta de 1,3% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior.

A expansão mais lenta do que o esperado do PIB chinês reflete uma série de fatores, como interrupções na cadeia de suprimentos causadas por surtos de covid-19; escassez de semicondutores e paralisação de portos; e escassez de energia com a alta nos preços do carvão e metas de energia mais agressivas de Pequim.

“No primeiro semestre deste ano, a economia chinesa manteve uma tendência de recuperação estável”, de acordo com o porta voz do departamento oficial de estatísticas da China, Fu Linghui, em coletiva de imprensa depois da divulgação dos dados. “Nos três primeiros trimestres, o PIB cresceu 9,8% em base anual, acima da meta esperada de mais de 6%”, destacou.

“Após a entrada no terceiro trimestre, os riscos e desafios internos e externos aumentaram, a pandemia global se espalhou, o ímpeto de recuperação da economia mundial desacelerou, os preços internacionais das commodities têm operado em níveis elevados e partes do país foram afetadas pela os múltiplos impactos da pandemia e inundações, e a pressão da transformação e ajuste econômico surgiram”, disse.

Segundo ele, mesmo diante de uma situação complexa, a economia nacional manteve uma tendência de recuperação, os principais indicadores macro estão em uma faixa razoável, e o emprego está basicamente estável. “Ajustes estruturais foram avançando constantemente e a qualidade e a eficiência continuaram a melhorar, estabelecendo uma base sólida para atingir as metas
anuais de desenvolvimento econômico e social”, destacou.

Produção industrial na China

A produção industrial da China subiu 3,1% em setembro na comparação com igual período do ano anterior, desacelerando após a alta de 5,3% registrada em agosto.

Os analistas previam alta de 3,8%. Na comparação com o mês anterior, a produção industrial da China subiu 0,05% em setembro, após a alta de 0,31% em agosto, mostram os dados.