Política

Com pneumonia, Lula adia em um dia viagem à China

Presidente deve embarcar rumo à Ásia no próximo domingo (26)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai adiar em um dia a viagem programada para a China, maior parceiro comercial do Brasil e que derrubou o embargo à carne bovina nacional na quinta-feira (23).

+ Exclusivo: China habilita mais 4 frigoríficos e derruba suspensão de outros dois

Inicialmente, estava previsto que Lula embarcaria para o país asiático no sábado (25). Agora, segundo nota divulgada pela equipe de comunicação dele, a expectativa é viajar rumo à Pequim no domingo (26).

De acordo com o comunicado, a mudança de planos — mesmo que em apenas um dia — se dá em razão de saúde. Conforme o material enviado à imprensa, o petista está com pneumonia leve. Quadro diagnosticado a partir de realização de exames na quinta no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está no [Palácio do] Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem à noite”, informa a equipe de comunicação do mandatário do país. “O presidente está com pneumonia leve e irá, por causa disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China.”

Missões de Lula na China

Brasil - China - bandeiras

Anunciada desde o fim do mês passado, a viagem de Lula à China tem o objetivo central de fortalecer a parceria comercial entre os dois países. Inicialmente, a expectativa do setor produtivo é que o presidente liderasse o fim do embargo às exportações da carne bovina brasileira — mas isso foi feito com a comitiva liderada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que está em Pequim desde o início da semana.

Além disso, Lula deverá acompanhar a cerimônia de posse da ex-presidente da República, Dilma Rousseff, na presidência do Banco do Brics, instituição financeira mantida pelos cinco países que compõem o bloco econômico: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento está programado para a próxima quarta-feira (29).

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.