Política

Conab vai ficar no MDA, diz presidente do PT

Apesar de apelo do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a Conab deve ficar no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

Presente na cerimônia de posse do novo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), confirmou a manutenção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no MDA.

“É uma alegria voltar a termos o MDA agora com a Conab junto”, disse Gleisi Hoffmann.

A presidente do PT ainda afirmou que sem o apoio dos trabalhadores do campo e dos movimentos sociais do campo, Lula não teria “chegado até aqui”.

“Sem vocês não tínhamos chegado até aqui. Quando ninguém acreditava, tínhamos a militância que não baixava a cabeça. Viva o campo e os trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro”, disse Gleisi.

Na posse, Paulo Teixeira também disse que a Conab ficará na pasta dele e negou uma gestão compartilhada com o Ministério da Agricultura.

Teixeira afirmou que já conversou com o novo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sobre a permanência da Conab sob a estrutura do MDA.

“Eu disse a ele que todos programas da agricultura empresarial serão mantidos e integrados. Temos grande orgulho e responsabilidade de ter Conab sob a guarda do MDA para garantir abastecimento de alimentos a todos brasileiros”, afirmou.

O Ministério da Agricultura de Jair Bolsonaro (PL) foi dividido em três pastas no novo governo: Agricultura e Pecuária (Mapa); Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e Pesca.

No novo desenho, a Conab e o Incra foram para o MDA.

A Conab é responsável por acompanhar as safras brasileiras e pela gestão de estoques públicos de alimentos.