Política

Divisão ministerial pode ser 'oportunidade' para a Conab

Diretor de informações agropecuárias e políticas agrícolas da companhia, Sergio de Zen participou do telejornal 'Mercado & Companhia'

A possibilidade de a próxima gestão do governo federal criar o Ministério da Agricultura Familiar e Alimentação Saudável e, assim, dividir a atual estrutura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pode ser vista como oportunidade para se reorganizar a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ao menos é o que entende o diretor de informações agropecuárias e políticas agrícolas da companhia, Sergio de Zen.

+ Mercado reage ao anúncio de Mercadante na presidência do BNDES

De acordo com Zen, que se prepara para deixar o cargo depois de dois anos e oito meses, parte da Conab poderia muito bem ser levada para o possível novo ministério. Enquanto isso, outra parte da companhia poderia seguir o que faz atualmente no Mapa.

“Na realidade, o nascedouro da Conab tem um problema intrínseco, pois juntou coisas muito diferentes. Você tem ‘uma’ Conab, que é técnica e gera informações e inteligência estratégica para a agricultura brasileira. E tem ‘outra’ Conab, que operacionaliza políticas sociais; é outra atividade. Não estou dizendo que uma é mais ou menos importante, mas são coisas diferentes”, afirmou Sergio ao ser entrevistado pelo Canal Rural.

Durante a conversa com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva, na edição desta quarta-feira (14) do telejornal ‘Mercado & Companhia’, o momento atual representa “uma grande oportunidade” para se repensar nesse formato. Com o núcleo de inteligência seguindo no Mapa. Enquanto isso, a a divisão voltada ao fomento de políticas sociais para os produtores rurais ficando sob o guarda-chuva de uma eventual pasta dedicada exclusivamente à agricultura familiar e/ou ao desenvolvimento agrário do país.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.