Política

Ex-ministro, Neri Geller volta ao Mapa como secretário de Política Agrícola

Ele vai assumir o cargo a partir de fevereiro, após encerrar mandato como deputado federal

Ministro da Agricultura e Pecuária de março a dezembro de 2014, Neri Geller voltará a desempenhar função na pasta. A partir do próximo mês, ele assumirá o cargo de secretário de Política Agrícola. A informação foi confirmado pela equipe de comunicação dele à reportagem do Canal Rural.

+ Conselho aprova Mercadante como presidente do BNDES

Geller retornará ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) após encerrar o seu mandato como deputado federal. Filiado ao PP de Mato Grosso, ele tentou se eleger senador nas eleições de 2022, mas não se teve êxito — e chegou a ter a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller vai se reportar diretamente ao ministro Carlos Fávaro. Em entrevista concedida ao Canal Rural em 6 de janeiro, Fávaro já havia indicado que Geller assumiria função no ministério após encerrar o mandato como parlamentar, em 1º de fevereiro. Na ocasião, contudo, o cargo não estava definido.

“Não podemos abrir mão de uma pessoa com essa capacidade” — Carlos Fávaro sobre Neri Geller

“Não podemos abrir mão da experiência e competência do Neri Geller com relação ao agronegócio brasileiro. Sendo ex-secretário de política agrícola em duas oportunidades, ministro da Agricultura e produtor rural, ele conhece o campo como ninguém. Não podemos abrir mão de uma pessoa com essa capacidade”, disse Fávaro ao Canal Rural no começo do mês. Dessa forma, ele registrou que, na verdade, o hoje deputado em fim de mandato será secretário de Política Agrícola pela terceira vez.

Neri Geller apoiou Lula

Lula
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de entrega do relatório final da transição de governo e anúncio de novos ministros. Foto: Agência Brasil

Membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Neri Geller apoiou a candidatura presidencial de Lula desde o primeiro turno (assim como Carlos Fávaro). Após a vitória do petista no segundo turno, ele integrou o grupo técnico de agricultura e pecuária da equipe de transição de governo.

Gaúcho de Selbach, mas com a carreira política baseada em Mato Grosso, Neri Geller é produtor rural e, antes de desempenhar funções no Mapa e na Câmara dos Deputados, foi vereador de Lucas do Rio Verde (MT) por dois mandatos consecutivos (1197 a 2004).

A confirmação de que assumirá uma das secretarias do Ministério da Agricultura encerra as discussões sobre a participação dele no novo governo Lula. Desde o período eleitoral, o nome dele foi cogitado para, por exemplo, reassumir o comando do próprio Mapa. Ser presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi outra função que chegou a ser cogitada.

Trabalho informal

fachada do Ministério da Agricultura e Pecuária
Foto: Carlos Silva/Mapa

Mesmo antes de ser nomeado secretário de Política Agrícola por Carlos Fávaro, o que está previsto para o início de fevereiro, Neri Geller demonstra, nas redes sociais, estar trabalhando em prol do Mapa. Em seu perfil no Instagram, ele divulgou que esteve presente em reunião da equipe ministerial com produtores rurais de Mato Grosso.

“Todos estão muito animados com os novos rumos que o governo federal quer” — Neri Geller

“Reunimos representantes da agricultura familiar para discutir o futuro da produção agrícola mais sustentável e coletar demandas, propostas das entidades de classe para o desenvolvimento do setor”, afirmou Geller. “Sentimos que todos estão muito animados com os novos rumos que o governo federal quer e vai incentivar.”

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.