Política

Tarcísio vai a Brasília para falar sobre concessão do Porto de Santos

Ex-ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro, o atual governador de SP foi idealizador do projeto de privatização da área portuária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quarta-feira (11), no Palácio do Planalto, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas. Para além da aproximação institucional entre os dois, um dos assuntos da reunião — intermediada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha — será a privatização do Porto de Santos.

+ Balança comercial tem superávit de US$ 1,6 bi na 1ª semana de 2023

De acordo com a agenda oficial da Presidência da República, o encontro entre Lula e Tarcísio está agendado para ter início às 10h, diretamente do Palácio do Planalto. A reunião entre presidente e governador está prevista para ter uma hora de duração.

Ex-ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro, Tarcísio foi idealizador do projeto de privatização do Porto de Santos. A iniciativa, porém, foi barrada no novo governo pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. O governador paulista apresentará seus argumentos a Lula e Padilha para, gradualmente, tentar convencer o novo governo a manter a privatização.

Ainda não há informações se Márcio França participará do encontro, mas Tarcísio deve procurar o novo ministro nos próximos dias para demovê-lo da ideia de manter o caráter estatal do Porto de Santos.

Tarcísio e governo federal além do Porto de Santos

Porto de Santos, exportação, importação
Vista panorâmica do Porto de Santos, no litoral de SP | Foto: Prefeitura de Santos

Tarcísio participou na última segunda-feira (9), da reunião de Lula com governadores e a cúpula do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), um dia após as manifestações em Brasília. Ao discursar no encontro, o governador disse que tem muito a aprender sobre São Paulo com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que governou o estado por quatro vezes.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.