Política

Taxa do Agro: governador de Goiás pede voto de confiança

Atualmente, a constitucionalidade da 'taxa do agro' está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal por entidades no setor

Durante a abertura da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, falou sobre a polêmica ‘taxa do agro‘ e pediu prazo de dois anos para mostrar a aplicação dos recursos.

“Me deem dois anos de prazo e vocês vão ver nossas rodovias e como o dinheiro foi aplicado do produtor rural. Não julgue apenas um gesto, me julguem pela minha história”, disse.

Criado no fim do ano passado, o Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) provocou descontentamento entre os produtores rurais do estado.

Atualmente, a constitucionalidade da ‘taxa do agro’ está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal por entidades no setor.

Caiado justificou a taxação, dizendo que ela foi necessária em razão da queda abrupta da arrecadação no estado. Com a taxação, o governo espera arrecadar R$ 1,1 bilhão por ano.

Ronaldo Caiado falou sobre o Fundeinfra e explicou que nenhum centavo da contribuição sobre a produção agropecuária irá para o Tesouro Estadual.

Toda a arrecadação, disse, ficará a cargo da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O destino da aplicação desses recursos será decidido pelas entidades representativas do setor que compõem o Conselho Gestor do Fundo.

Por fim, Caiado chamou atenção para o fato de que Goiás não pode ficar atrás de outros estados. Ele citou o Mato Grosso como ‘concorrente’ direto em capacidade de investimento e infraestrutura do setor do agronegócio.

“Com todo respeito que tenho ao amigo, irmão, governador Mauro Mendes, mas o Mato Grosso está indo com muita velocidade. Goiás não pode ficar atrás. Me deem dois anos e vocês vão ver as nossas rodovias e como o dinheiro [do Fundeinfra] foi aplicado”, ponderou.