Tempo

Ciclone extratropical se aproxima trazendo frente fria

Devido a um ciclone extratropical, fortes rajadas de vento atingem São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais nesta terça-feira

Previsão do tempo, terça-feira (16) 

chuva tempestade clima previsão do tempo

Previsão aponta fortes chuvas nesta terça-feira, dia 16. Foto: Pexels

Sul

O ciclone extratropical se aproxima do continente e deixa todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina em estado de alerta para eventuais transtornos causados pelas rajadas de ventos que podem ultrapassar os 90 quilômetros por hora.

Chuvas intensas que devem atingir quase todas as cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No Paraná as rajadas atingem até 70 km/h.

Devido ao resfriamento causado pela massa de ar polar, a possibilidade de geada entre as cidades de Ivaí e Curitiba é alta.

As temperaturas dos três estados seguem bem baixas e há possibilidade de ocorrência de neve nas regiões mais altas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Sudeste

A massa polar avança e atinge quase todo o estado de São Paulo, com temperaturas baixas, a sensação de frio começa a se intensificar. Com a frente fria próxima da Bahia, chuva volumosa atinge as regiões de São Mateus em Espírito Santo e região central de Minas Gerais. Tempo nublado e chuva fraca no Rio de Janeiro, litoral norte de São Paulo e Vale do Paraíba.

Devido ao ciclone extratropical próximo ao Rio Grande do Sul, rajadas de vento atingem o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, ultrapassando 60 km/h.

Centro-Oeste

O avanço de uma massa de ar polar diminui as temperaturas no Mato Grosso do Sul e sul e oeste de Mato Grosso, deixando o tempo aberto e sem previsão de chuva. Em Goiás e no Distrito Federal as condições do tempo ainda são instáveis, com o sol e chuva fraca no decorrer do dia.

Nordeste 

Condição de tempo instável por toda a região nordeste, chuva volumosa com trovoadas ocorre no extremo sul da Bahia, na costa leste, sol e chuva, trovoadas isoladas entre o Maranhão e oeste de Pernambuco.

Norte

Chuva volumosa e intensa em quase todos os estados, principalmente no Amazonas e Pará. Sol e chuva no Tocantins, com trovoadas isoladas. Massa polar avança e atinge Acre e Roraima, causando a diminuição na temperatura e condições de tempo estável.