Diversos

Previsão do tempo: pancadas de chuva podem atingir Sul do Brasil

Ainda de acordo com a meteorologia, existe a chance para queda de granizo no Sul e em áreas do Sudeste, inclusive em áreas produtoras

Ainda há chance para queda de granizo em algumas regiões do Sul e Sudeste. E não há frente fria que provoque essa condição, apenas a atuação de áreas de instabilidade, que combinada com o calor e a presença de umidade, favorecem a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas, mas com baixos acumulados, mas com muita ventania e risco para queda de granizo.

“A presença de granizo pode afetar áreas de café conilon na zona da mata em Minas, além de lavouras de trigo e frutas em regiões do Sul do Brasil”, diz Desirée Brandt da Somar Meteorologia.

Para esta quarta, 18, a previsão do tempo aponta para chuva expressiva no Rio Grande do Sul. No Paraná, há o risco para pancadas de chuva, com ventania, raios e chance para queda de granizo.

Em outras regiões do país o destaque é o calor, que segue forte no interior do Brasil, enquanto a chuva segue concentrada nos extremos do país, como áreas mais ao Norte, Sul e leste do Nordeste.

“A partir deste fim de semana uma frente fria chega ao Sul, provocando chuva nos três estados da região e ainda em algumas áreas do Sudeste. Enquanto isso, a região central do país segue com tempo seco”, finaliza a meteorologista da Somar.