Tempo

Previsão do tempo: quinta-feira tem mais chuva forte e até granizo

O sistema de baixa pressão se intensifica na costa do Sul e alimenta um corredor de umidade que vai do Sudeste até o Norte do país

pessoa na chuva
Veja quais estados terão chuva nesta quinta-feira. Foto: Pexels

Sul

Um sistema de alta pressão atmosférica volta a atuar no Rio Grande do Sul, mas há chance de chuva ainda nas áreas mais ao centro-norte do estado, de forma isolada e passageira.

O sistema de baixa pressão atmosférica segue atuando na costa de Santa Catarina e do Paraná, o que mantém o tempo bastante instável nos dois estados, e com risco para temporais. Os maiores volumes devem ocorrer entre o litoral catarinense e norte paranaense.

Sudeste

O sistema de baixa pressão se intensifica na costa entre o Paraná e Santa Catarina, e consegue canalizar um corredor de umidade desde a região Amazônica até o Sudeste, provocando chuva bastante volumosa também em São Paulo, Rio de Janeiro e metade sul mineira. Muita atenção para os transtornos que toda essa chuva pode provocar, especialmente no estado de São Paulo, como alagamentos, deslizamentos de terra em áreas mais vulneráveis e enxurradas.

Enquanto isso, o sistema de alta pressão ainda inibe a formação de nuvens mais carregadas nas áreas do norte da região, como a metade norte mineira e no Espírito Santo.

Centro-Oeste

Um corredor de umidade segue atuando desde a região Amazônica e passa pelo oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mantendo o tempo instável e com risco para temporais nessas áreas. Fica o alerta novamente para eventual queda de granizo, ventania e volumes mais significativos de chuva. No leste de Mato Grosso e Goiás, o tempo firme predomina.

Nordeste

O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) se afasta e a chuva aos poucos começa a retornar para região Nordeste do Brasil nesta quinta-feira, em que há previsão para pancadas isoladas de chuva em praticamente todos os estados.

Somente no interior da Bahia o tempo firme ainda predomina, e os níveis de umidade relativa do ar caem durante a tarde.

Norte

Ainda com condição para chuva e temporais pela região Norte do país. A Zona de Convergência Intertropical provoca chuva com trovoadas entre o norte do Pará e o Amapá.

Enquanto isso, no oeste da região, áreas de instabilidade no alto da atmosfera seguem favorecendo a formação de nuvens carregadas e temporais isolados.

A chuva deve retornar aos poucos entre o norte e centro do Tocantins, incluindo a capital Palmas. Mas o sul do estado segue com tempo seco.