Produtor brasileiro utiliza em média 3,6 quilos de agrotóxicos por hectare, aponta IBGE

Dados fazem parte dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, divulgados nesta segunda pelo InstitutoO agricultor brasileiro utiliza, em média, 3,6 quilos de agrotóxicos por hectare. O dado foi divulgado nesta segunda, dia 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número faz parte dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2012, levantamento que abrange as dimensões ambiental, econômica, institucional e social da sustentabilidade do desenvolvimento brasileiro.

Conforme o IBGE, o modelo de desenvolvimento da agricultura brasileira, centrado em ganhos de produtividade, tem gerado aumento crescente do uso de fertilizantes e agrotóxicos. Em 2010, a quantidade comercializada de fertilizantes foi de 155Kg/hectare (ha), das quais 43,7kg/ha de nitrogênio, 51,8 kg/ha de fósforo e 59,6kg/ha de potássio. O Sudeste apresentou a maior comercialização de fertilizantes por unidade de área (208,1kg/ha), acima da média brasileira.

Entre os agrotóxicos, os herbicidas respondem por mais de 50% do consumo (quantidade entregue ao comércio e não diretamente aos produtores). Os Estados brasileiros com maior uso de agrotóxicos são o Rio de Janeiro (10,9 quilos/ha), São Paulo (6,9), Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal (4,3).

Os dados sobre terras agrossilvipastoris mostram que o crescimento das áreas de lavouras e pastagens plantadas sobre as pastagens naturais, ao tempo em que representa aumento de produção por unidade de área, reduzindo a pressão sobre o recurso solo, significa maior uso de fertilizantes e agrotóxicos e maior possibilidade de contaminação ambiental. Em 2010, a área plantada total do Brasil ficou em 65.371.447 ha, o que corresponde a 7,7% da superfície total.