Diversos

Programa de crédito fundiário será reformulado para facilitar o acesso à terra

A próxima etapa é a simplificação do fluxo de tramitação das propostas de financiamento, que atualmente tem um total de 14 etapas

vista áera de cultivos, terras, crédito fundiário
Até outubro, 836 famílias foram beneficiadas com crédito fundiário e mais 760 propostas estão em processo de contratação. Foto: Wenderson Araujo/CNA

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) será reformulado, segundo o Ministério da Agricultura. “As mudanças visam desburocratizar e ampliar o acesso dos agricultores familiares ao crédito fundiário, qualificando o processo de tramitação das contratações e tornando mais célere a concessão de financiamento aos trabalhadores rurais”, disse a pasta em nota.

O decreto 10.126 de 2019 trata da nova gestão do programa. O texto altera o nome da iniciativa federal para Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário e transfere as responsabilidades atribuídas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural (Condraf) para a Secretaria de Agricultura familiar e Cooperativismo (SAF).

“As mudanças permitem a execução das próximas etapas de aprimoramento do programa. Uma delas será a simplificação do fluxo de tramitação das propostas de financiamento, que atualmente tem um total de 14 etapas, e passará a contar com menos de seis etapas”, disse a pasta. “A otimização do processo deverá resultar na redução expressiva do prazo médio de contratação das operações, dos atuais dois anos para, aproximadamente, seis meses.”

Ainda conforme o ministério, a SAF registra que até o mês de outubro foram beneficiadas 836 famílias e mais 760 propostas estão em processo de contratação, totalizando 1.596 famílias. “A quantidade é expressiva comparada aos resultados de 2017, quando foram beneficiadas 333 famílias, e de 2018, com 399 famílias atendidas pelo programa.”