Diversos

Veja quais estados devem receber chuvas acima da média em março

Previsão do tempo indica a presença de um bloqueio atmosférico sobre a região Norte e estados do Centro-Oeste e Sudeste

A previsão do tempo indica que o mês de março começa com expectativa de chuvas acima da média para a região Norte do país e alguns estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, sul de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. De acordo Desiree Brandt da Somar Meteorologia, o clima sentirá os efeitos de um bloqueio atmosférico sobre essas regiões.

“Esse bloqueio não será duradouro, mas será suficiente para manter a chuva estacionada nessas localidades, podendo, inclusive, ultrapassar a média histórica para o período”, destaca Desiree.

Ainda de acordo com a meteorologista, devido a esse bloqueio atmosférico, o clima em alguns momentos irá favorecer a retomada da colheita em regiões do interior do Brasil, mas sem perder a umidade do solo, pois não vai deixar de chover.

Para a região central do país, a chuva deve continuar, mas com acumulados dentro da média. Mas, para o Nordeste e o Rio Grande do Sul, o cenário é diferente.

“O La Niña perde força, mas o Pacífico continua frio e isso ainda traz efeitos do fenômeno, que se caracteriza pela irregularidade das precipitações no Rio Grande do Sul”, diz a meteorologista.

Nessas regiões onde a chuva fica abaixo do esperado, o tempo fica mais seco. Segundo Desiree, como estamos no verão e o número de horas de sol ainda é grande, as temperaturas ficam acima da média vai ficar acima da média.

Para a primeira semana de março, a previsão do tempo mostra uma redução das precipitações em importantes áreas agrícolas. “A chuva será menor em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e áreas do Nordeste, permitindo a retomada dos trabalhos em campo. A chuva não vai embora, mas será intercalada com períodos de sol”, ressalta.

Por outro lado, a primeira semana terá o retorno das chuvas para o Sul do Brasil. Segundo a meteorologia, os índices não serão elevados, mas devem puxar a umidade da Amazônia, provocando chuvas mais espaçadas na região central do país.