Tempo

Quarta-feira será de chuvas; veja a previsão do tempo

O dia também será marcado por nevoeiro e ventania, afirma a Climatempo

O início de 2023 seguirá chuvoso no Brasil. Segundo boletim meteorológico da Climatempo, a quarta-feira (4) será de instabilidades em áreas das cinco regiões do país nesta quarta-feira (4).

+ El Niño em 2023? Veja quais são as chances de o fenômeno ocorrer

No Sul, por exemplo, as chuvas devem evoluir para tempestades em partes do Paraná. Enquanto isso, nevoeiro deve se formar sobre o Rio Grande do Sul, principalmente em Porto Alegre e na Fronteira Oeste.

Tempestades também estão previstas para a faixa do Sudeste que engloba três dos quatro estados da região: São Paulo, Rio de Janeiro (sul) e Minas Gerais (região da capital Belo Horizonte). Além disso, chuvas e temporais são aguardados em
pontos do Centro-Oeste.

Chuvas fortes e descargas atmosféricas

chuva
Foto: Reprodução/Canva

Para o Nordeste, a previsão do tempo indica chuvas volumosas e trovoadas para o litoral. No Norte, o alerta meteorológico é, além de pancadas e trovoadas, a possibilidade de descargas atmosféricas.

Previsão do tempo

chuva
Foto: Freepik

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta quarta-feira (4).

  • Sul

O amanhecer da quarta-feira pode ter formação de nevoeiro em Porto Alegre e na Fronteira Oeste gaúcha. O tempo fica firme desde Passo Fundo ao sul do Rio Grande do Sul, com sol e poucas nuvens ao longo do dia. Já no extremo norte do estado gaúcho, em Bom Jesus, por exemplo, ainda pode ter chuva pela manhã.

Chove em vários momentos do dia de Florianópolis ao norte de Santa Catarina. E as tempestades ainda podem atingir do litoral ao norte do Paraná, inclusive a capital Curitiba.

  • Sudeste

Um cavado meteorológico e dois sistemas de baixa pressão favorecem a formação de nuvens de chuva sobre a região. O tempo fica muito carregado com potencial para tempestades no estado de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte ao sul mineiro. A quantidade de água pode causar transtornos nesses três estados.

Nas capitais fluminense e capixaba, o calor é destaque no período da tarde. Por outro lado, na capital paulista, a temperatura ameniza e a mínima deve ser registrada à noite.

  • Centro-Oeste

Tempo carregado com previsão de chuva tempestades com ventania em Mato Grosso do Sul, pegando a capital Campo Grande, onde a temperatura máxima não sobe muito e fica amena. Pode chover forte ainda no sul de Goiás e de Mato Grosso. Em Goiânia e Cuiabá as pancadas podem ocorrer em vários momentos do dia, mas com aberturas de sol.

  • Nordeste

Céu nublado no interior entre o Rio Grande do Norte e Sergipe, enquanto no litoral a chuva é volumosa e acompanhada por trovoadas. Chove bastante também no Maranhão, no Piauí e em grande parte da Bahia, com destaque para o oeste baiano.

  • Norte

O calor continua intenso na região. Todas as áreas ficam sujeitas a pancadas de chuva, podendo vir com descargas atmosféricas. A chuva pode cair forte no norte do Amapá, no oeste do Pará, no leste do Amazonas e no sul de Rondônia.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.