Diversos

Queda no preço do petróleo favorece relação de troca com fertilizantes

Segundo analista de mercado, momento é favorável para o produtor com o barril do petróleo e dólar desvalorizados

Analistas de mercado indicam que a cotação do petróleo tende a atingir níveis mais baixos que os atuais patamares. Os preços do óleo impactam diretamente nas cotações para compra de fertilizantes nitrogenados, que são a base de produtos como amônia, ureia e ácido nítrico.

Para o analista Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, a queda nos preços do petróleo também favorece a relação de troca para o produtor. “Diferente da reação nos preços da gasolina nos postos, o recuo do petróleo tem o impacto mais rápido. Com o barril abaixo de US$ 50 a relação de troca para produtor é favorável”, destaca.

Ainda segundo Brandalizze, a relação de troca dos fertilizantes está favorável para o milho e também para a soja, sendo este o momento ideal para o produtor. “É preciso acompanhar o mercado e aproveitar as oportunidades. É importante acompanhar esse momento, pois quando a safra americana começar a ser plantada, essa fase de preço mais vantajosa para os fertilizantes vai passar”, afirma o analista.