Diversos

Demanda chinesa por frango deve ter leve alta, prevê Rabobank

A analista sênior em proteína animal do banco, Chenjun Pan, destaca que os preços da ave têm estado relativamente estáveis no país

A analista sênior em proteína animal do Rabobank, Chenjun Pan, destaca que os preços do frango têm estado relativamente estáveis na China, praticamente no ponto de equilíbrio. Os preços das aves vivas ficaram em torno de 8,20 yuans (CNY) por quilo em agosto, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Os preços das aves de um dia caíram em julho e se recuperaram para CNY 2,70/kg em agosto.

De modo geral, Chenjun disse que a demanda do mercado tem sido fraca, devido às preocupações dos consumidores em se reunir e fazer refeições fora de casa durante a pandemia de covid-19. A queda nos preços da carne suína e o aumento na oferta também estão pressionando a demanda por aves. O Rabobank espera que a demanda melhore um pouco durante o resto do ano, embora ainda haja incertezas com relação à pandemia.

O governo da China visa zero casos e tomará medidas severas para limitar as refeições em grupo e as viagens caso ocorram novas casos. Apesar das margens estreitas nos primeiros sete meses do ano, o Rabobank espera que a oferta de aves continue a aumentar no restante de 2021.

No que tange às importações, a China adquiriu 835 mil toneladas nos sete primeiros meses do ano, queda de 1% frente ao mesmo período do ano passado. Segundo Chenjun, as importações começaram o ano com aumento, mas apresentaram um crescimento negativo entre maio e julho. Para o Rabobank, um número grande de fatores tem contribuído para a queda nas importações, incluindo os baixos preços locais, a forte em contêineres frente à oferta apertada, o aumento dos custos de frete e a forte demanda em alguns países exportadores. As informações partem do Rabobank.