Redução do cultivo do arroz no RS se deve à falta de água, aponta Irga

Levantamento da Conab mostra que o Estado deve perder 267,3 mil hectares de plantaçãoOs dados divulgados nesta terça, dia 10, do levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostram que o cultivo do arroz deve perder 267,3 mil hectares em relação ao cultivo anterior. Só o Rio Grande do Sul deve deixar de cultivar 118,6 mil hectares. Segundo o engenheiro agrônomo do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), André Luiz de Oliveira, a redução se deve à diminuição de água nos reservatórios.

– Apesar de termos tido um inverno muito chuvoso, a fronteira oeste e a campanha, onde tem uma produção significativa de arroz, os estoques não foram repostos nos reservatórios. Como a lavoura de arroz não é muito profissionalizada, o planejamento da implantação de safra foi concebendo uma redução de área da área de 7,9% na região da fronteira oeste do Estado e de 25% na região da campanha – aponta.

O engenheiro agrônomo afirma ainda que outros fatores que colaboraram para a redução do cultivo foram a infestação do arroz vermelho e a substituição de áreas de plantação de arroz por produção de soja.

Assista à íntegra da entrevista com o engenheiro
agrônomo do Irga, André Luiz de Oliveira: