Diversos

"Reforma tributária vai penalizar o setor", comenta Daoud

"O Brasil precisa de uma reforma tributária ampla", defende o comentarista: "o que se vê são programas totalmente isolados e que não se complementam"

Em relação à reforma tributária que tramita no Congresso Nacional, o comentarista Miguel Daoud observa que o setor de agronegócios deve ser penalizado com a cobrança de mais tributos. Confira a análise do especialista:

“O agro não é um universo fora da nossa realidade. Ele está dentro da nossa realidade. Ele está dentro do Brasil. E a reforma do imposto de renda vai, sem dúvidas, penalizar o setor, com a questão dos dividendos. Você tem uma empresa, você já paga um imposto e, quando se cobra os dividendos, você vai pagar também. Ou seja, vai ter aumento de custo, sim, está aí a insatisfação de praticamente todos os setores da nossa economia com essa reforma”, prevê o comentarista.

“Vamos ser claros e honestos: o Brasil precisa de uma reforma tributária ampla. Por que a reforma do imposto de renda está saindo? Por uma razão: porque o presidente Jair Bolsonaro assumiu o compromisso em campanha, para melhorar a tabela do tributo. O que se está fazendo é exatamente isso. Eu não sou contra isso, mas não podemos ter uma reforma meia boca, em que não se divide entre os entes da federação o que cada um vai fazer ou deixar de fazer”, afirma Daoud.

“Não existe reforma tributária sem uma clara divisão do que os entes da federação (municípios, estados e governo) vão fazer. O que a gente vê são programas totalmente isolados e que não se complementam. Então vamos ver no que vai dar”, conclui.