Diversos

Relembre as vezes que Diego Maradona foi notícia no Canal Rural

Você sabia que um tipo de soja foi apelidado com o nome do jogador? E qual a ligação entre Maradona, um ministro da Agricultura e costela assada? Reveja essas curiosidades

Diego Maradona erguendo a Copa do Mundo
Foto: Fifa

Morreu nesta quarta-feira, 25, o jogador argentino Diego Armando Maradona. Vítima de uma parada cardiorrespiratória, Maradona é uma celebridade mundial reconhecida pela genialidade nos gramados e também pelas polêmicas fora dele. 

Após a aposentadoria nos campos, ficou conhecido por virar notícia em diversas editorias, desde a policial até a de celebridades. O que poucos sabem é que, em algumas poucas oportunidades, teve o seu nome também ligado ao agronegócio. Algumas vezes diretamente e outras indiretamente.

Relembre as vezes que Diego Maradona foi notícia no Canal Rural:

 

Esse “desafio” bem-humorado ocorreu no ano de 2018. Um ano em que o craque argentino parecia estar vivendo um de seus melhores momentos na última década, pois estava longe de confusões e aparentemente saudável.

Em um restaurante de Dubai, o argentino acompanha muito entusiasmado o chefe de cozinha turco Salt Bae tirar os ossos de uma costela. A imagem, realmente, é de dar água na boca em quem é apaixonado por churrasco. Confira:

 

Dias depois, o então ministro da Agricultura, Blairo Maggi, resolveu repetir a cena. “Em resposta ao Diego Maradona, que ficou impactado ao ver desossar uma costela bovina. Também, sei fazer igual!”, disse em tom de brincadeira.

A publicação rendeu 830 curtidas e dezenas de comentário na página do ex-ministro.

 

Também em 2018, o Canal Rural fez uma série de reportagens sobre a força do agronegócio de todos os países participantes da Copa do Mundo da Rússia e a Argentina é um dos poucos países que possuem história e tradição tanto no agro como no futebol.

Na parte dedicada ao futebol, nós do Canal Rural celebramos a genialidade de Maradona na Copa do Mundo do México em 1986. Veja um trecho:

O bi-mundial veio oito anos depois, na Copa do México. Com o meia-campista Diego Armando Maradona em sua melhor fase, os argentinos conquistaram um título fora de qualquer contestação. Com partidas memoráveis, o camisa 10 da seleção alviceleste conquistou a taça praticamente sozinho e entrou para a história com um dos jogos mais emblemáticos de todos os tempos.

Com um gol de mão, que ficou conhecido mundialmente como “la mano de Dios” (a mão de Deus, em espanhol) e outro no qual o camisa 10 driblou metade do time inglês e fez o que foi considerado o gol mais bonito da história das Copas, Maradona consagrou-se como o maior jogador da história da Argentina – até agora.

No ano de 2013, fizemos uma série especial que contou a trajetória da produção da soja geneticamente modificada.

Nos anos 1990, um nova forma de produção se apresentava para os produtores rurais de todo o Brasil. Nessa década chegaram ao país as primeiras sementes de soja transgênica e o estado do Rio Grande do Sul, por onde o grão entrava de forma ilegal, contrabandeado principalmente pelo Uruguai e Argentina, foi protagonista dessa novidade na época.

O grão, com resistência a herbicidas, rapidamente se espalhou pelas lavouras do Rio Grande do Sul e ganhou espaço significativo na cultura da região. Na mesma medida, as discussões entre os que apontavam os perigos e os benefícios dos transgênicos se tornaram acirradas.

Isso provocou reação dos órgãos de defesa do consumidor que entraram na Justiça e conseguiram a proibição do plantio dessa soja transgênica que vinha da Argentina, chamada naquela época de soja Maradona, porque era contrabandeada. Isso foi crescendo ilegalmente até que assumi, em janeiro de 2003, o Ministério da Agricultura e havia naquela época 12% de área brasileira transgênica, sendo que grande maioria era no Rio Grande do Sul, um pouco no Paraná e Mato Grosso do Sul.

Essa história tão importante para a evolução do agronegócio brasileiro demonstra como Maradona é uma figura folclórica e presente na cultura mundial.

Por fim, como não poderia deixar de ser, temos uma polêmica envolvendo o ex-jogador. O ano era 2016 e uma imagem que circulou na internet apontou que Maradona havia matado um órix-da-arábia em uma caça, animal que está ameaçado de extinção.

Fonte: Twitter/Reprodução


Pouco se sabe sobre o desfecho desse caso, mas Logo depois de divulgada, a foto provocou uma avalanche de comentários vindos de pessoas e entidades ligadas à proteção dos animais.

A boa notícia é que o animal, que é um antílope, saiu da lista dos ameaçados de extinção.