Diversos

Semana começa com granizo do tamanho de ovos na região Sul

Defesa Civil do Rio Grande do Sul distribuiu lonas para os moradores de cidades atingidas pelo granizo deste domingo

A semana começou com queda de granizo entre o Rio Grande do Sul e parte do sul de Santa Catarina.

As pedras de gelo em São José dos Ausentes, no nordeste do Rio Grande do Sul, tinham o tamanho de ovos de galinha. O estrago foi tão intenso que a prefeitura cancelou o feriado farroupilha, celebrado nesta segunda-feira, 20. Cerca de 300 casas foram danificadas.

Na noite do domingo, 19, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul distribuiu 4.800 metros quadrados de lonas para os moradores de São José dos Ausentes. Em Bom Jesus, na Serra Gaúcha, foram entregues 1.200 metros de lonas.

No interior gaúcho, há relatos de possíveis prejuízos em lavouras de hortifruti. O excesso de chuva já está prejudicando, inclusive, a semeadura da safra 21/22 em algumas áreas do Sul do Brasil.

Bom Jesus, na região da Serra Gaúcha. Foto: Felipe Hofman/Reprodução Redes Sociais

Frente fria

A chuva forte tem sido provocada pela formação de um ciclone extratropical, que vai dar origem a uma frente fria que avança para o Sudeste a partir desta terça-feira, 21.

Ainda há previsão de granizo nas próximas horas na região sul do Rio Grande do Sul.

Granizo

O granizo se forma a partir das gotas de água da superfície terrestre e de rios que se elevam quando o ar está mais quente e se chocam umas com as outras, aumentando assim seu tamanho e formando assim a nuvem.

Essas nuvens se formam em locais com temperaturas elevadas e com alta umidade. Ao chegar aos 5 mil metros de altitude, onde as temperaturas estão abaixo do 0°C, as gotas viram gelo.

As nuvens que provocam queda de granizo são chamadas de cumulonimbus e estão a 18 mil metros de altitude. Mas, o granizo só consegue cair se tiver um tamanho grande e for pesado, vencendo a força da corrente de ar quente que mantém o gelo dentro da nuvem.

As pedras de gelo maiores são provocadas por correntes de ar (que sobem para a nuvem) bem mais fortes que o normal, e consequentemente rápidas. Por outro lado, quando as nuvens de tempestades que provocam temporais e com queda granizo se deslocam muito lentamente, o granizo se acumula e cai em quantidade, o que dá um aspecto de neve.