Diversos

Serviço Florestal Brasileiro e BNDES firmam parceria para ampliar concessões florestais

A meta do governo federal é chegar a 4,8 milhões de hectares de Florestas Nacionais (Flonas) concedidas até 2022

meio ambiente, CAR, cadastro ambiental rural, floresta, árvore, aquecimento global, preservação, licenciamento ambiental, PRA, cotas ambientais, licenciamento ambiental, ibama, icmbio
Foto: Agência IBGE Notícias

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), ligado ao Ministério da Agricultura (Mapa), firmou uma parceria com o do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na estruturação dos contratos de concessão florestal. Os primeiros serão nos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Amazonas. A meta do governo federal é chegar a 4,8 milhões de hectares de Florestas Nacionais (Flonas) concedidas até 2022.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina destacou a importância da cooperação entre as instituições para fortalecer a agenda de concessão florestal. “Achamos um caminho com o BNDES para as concessões florestais. Vamos ganhar velocidade com um novo modelo que vai ampliar a área concedida dos atuais 1,05 milhão de hectares para 4,8 milhões de hectares até 2022. Esse é o início de uma caminhada muito exitosa para o manejo florestal sustentável”, ressaltou a ministra.

“O Brasil é e será por longo tempo o protagonista das finanças verdes. Temos uma variedade de setores que estão inseridos de modo efetivo na sustentabilidade do Brasil. O envolvimento de todos esses atores nessa parceria vai destravar o Programa de Concessão Florestal em todas as regiões do país”, disse.

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, afirmou que a parceria marca a a criação “da nova fronteira das finanças verdes”. Ele destacou ainda que o mundo, o mercado financeiro e o BNDES estão focados para além do lucro financeiro, mas no lucro ambiental e social.

“Estamos aqui hoje desenvolvendo um novo modelo que vai posicionar o Brasil numa liderança das finanças verdes global. Temos a oportunidade e a obrigação de liderar a nova tecnologia das finanças verdes. Isso aqui é a nova fronteira do mercado financeiro. Temos um mercado financeiro desenvolvido, temos uma democracia sólida e temos o maior patrimônio verde do planeta, seja na agricultura, seja na floresta. Temos todos os ingredientes para desenvolver e construir a nova fronteira tecnológica financeira da economia verde do planeta”, defendeu Montezano.

Primeira concessão

O SFB e o BNDES já firmaram a gestão de concessão florestal das Florestas Nacionais de Três Barras e Chapecó (SC) e de Irati (PR). A colaboração vai agilizar as primeiras concessões florestais da Região Sul. Em dezembro, os órgãos assinaram contrato para prestação de serviços técnicos para a concessão de oito florestas públicas federais.

A agenda de concessão florestal é prioritária para o governo federal, uma vez que alia conservação e a produção florestal. Atualmente, estão em vigência 17 contratos que autorizam o manejo de produtos florestais madeireiros e não madeireiros, nos estados de Pará e Rondônia, que totalizam uma área de 1,05 milhão de hectares.

O diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, reforçou que a meta é alcançar a concessão de 4,8 milhões de hectares até 2022 e os benefícios trazidos, como geração de renda para as comunidades, preservação da floresta e produção de mudas e sementes. “O manejo sustentável é o caminho para manter a floresta em pé”.

A parceria foi firmada nesta quinta-feira (28), com o início dos estudos para a estruturação da concessão das Flonas Irati (PR), Chapecó e Três Barras Sul (SC). Pela primeira vez, florestas nacionais da Região Sul serão concedidas.