Diversos

Setor de máquinas agrícolas deve registrar maior crescimento dos últimos 7 anos, diz Abimaq

Apenas nos dois primeiros meses do ano, o faturamento do setor registrou alta superior a 55% em comparação com mesmo período de 2020

O momento é favorável para a indústria de máquinas agrícolas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamento (Abimaq), nos primeiros dois meses deste ano, o faturamento do setor de máquinas e equipamentos agrícolas registrou alta de 55,2% ante o mesmo período do ano passado. O valor correspondeu a mais de R$ 4,3 milhões, contra 2,8 milhões registrados em 2020.

Para o fechamento do ano, o balanço também deve ser positivo, de acordo com Pedro Estevão, presidente da câmara setorial de máquinas e implementos da Abimaq. “Em 2021, esperamos repetir o resultado do ano passado, quando aumentamos o faturamento em 18%. Esse é um percentual muito elevado para a indústria, que está acima dos níveis observados nos últimos sete anos, quando o resultado foi de 5%”, ressalta.

Estavão comenta que a pandemia pouco prejudicou o desempenho no setor. O único ponto de atenção é a falta de matéria-prima. “Estamos enfrentando falta de aço desde setembro do ano passado e isso tem provocado alguns atrasos nas entregas e nos cronogramas de montagem, mas o faturamento não tem sido impactado por isso”, explica.

Ainda segundo o dirigente da entidade, o cenário favorável para a rentabilidade do produtor tem motivado o investimento em maquinários.